Espírito Santo: MAB apoia lançamento de Fórum Alternativo da Água
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) foi uma das diversas organizações sociais presentes no lançamento regional do Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama), realizado no plenário na Assembleia Legislativa […]
Publicado 17/11/2017
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) foi uma das diversas organizações sociais presentes no lançamento regional do Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama), realizado no plenário na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em Vitória.
Por Vitor Taveira
O evento marca o início das mobilizações capixabas para o Fama, que acontece em Brasília entre 17 e 22 de março de 2018, em paralelo ao autodenominado Fórum Mundial da Água, promovido por grandes grupos econômicos favoráveis às privatizações no setor.
Depois de uma mesa representativa com diversos setores da sociedade civil, a programação seguiu com uma palestra com um panorama geral da questão, apresentada por Edson Aparecido dos Santos, assessor de Saneamento da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e membro da Comissão Internacional de Organização do FAMA.
Ele destacou a conjuntura política atual de avanço de políticas neoliberais intensificadas no Governo Temer, com diversas estratégias para privatização das empresas e recursos naturais. Considerando o saneamento básico como direito humano, afirmou ser assim incompatível com uma visão de lucro.
Representando as pessoas afetadas pelo rompimento da barragem de Mariana, Márcia Lima de Almeida, moradora de Colatina e integrante do MAB, fez um balanço dos dois anos do crime socioambiental cometido pela Samarco/Vale/BHP.
A apresentação do Fórum ficou a cargo de Fábio Giori, Secretário Nacional de Saneamento da FNU e presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Espírito Santo (Sindaema)
A atividade foi promovida pelo mandato do deputado federal capixaba Givaldo Vieira, presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara de Deputados e contou com a participação dos também deputados federais Helder Salomão (PT-ES) e Raimundo Angelim (PT-AC).