Documentário das Arpilleras será lançado em Rondônia
No próximo dia 17, sexta-feira, ás 19h no audicine do SESC esplanada na capital Porto Velho será lançado o Filme Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência que conta a história de […]
Publicado 10/11/2017
No próximo dia 17, sexta-feira, ás 19h no audicine do SESC esplanada na capital Porto Velho será lançado o Filme Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência que conta a história de dez mulheres atingidas por barragens das cinco regiões do Brasil que, por meio de uma técnica de bordado surgida no Chile durante a ditadura militar, costuraram seus relatos de dor, luta e superação frente às violações sofridas em suas vidas cotidianas durante a construção de hidrelétricas.
O fio condutor do documentário fica por conta do bordado. Ao longo do filme, as personagens bordam uma arpillera com o contorno do mapa do Brasil, que as une de Norte á Sul do país, criando um mosaico multifacetado de histórias de luta e resistência que se completam. São mulheres que perderam suas casas e memórias alagadas pelos lagos das barragens, mas não desistiram de lutar e se organizar.
Em Rondônia ao todo foram construídas 17 arpilleras de todas as regiões atingidas por Jirau, Santo Antônio e Samuel, como a arpillera de Nicinha, construída pelas mulheres atingidas por Jirau como um pedido de Justiça ao assassinato de Nicinha. Parte desses bordados estarão em exposição durante a exibição do Filme, que ainda contará com a presença das mulheres atingidas dessas regiões.
No dia 18 a partir das 14h acontecerá a oficina das Arpilleras, no Museu da Memória Rondoniense.
Confirme presença: http://bit.ly/2iEtW41
Serviço
Lançamento do Filme Arpilleras
Dia 17 ás 19h no Audicine do Sesc
Oficina Arpilleras
Dia 18 ás 14h no Museu da Memória Rondoniense
Contato: Bruna 69 9940-4196 e Manuela 69 9964-9690