Atingidos por Belo Monte protestam contra privatização da Eletrobrás

Atingidos por Belo Monte reuniram-se na manhã desta quarta-feira (22) em frente ao escritório da Norte Energia em Altamira (PA) para denunciar a tentativa de sucateamento do setor elétrico promovida […]

Atingidos por Belo Monte reuniram-se na manhã desta quarta-feira (22) em frente ao escritório da Norte Energia em Altamira (PA) para denunciar a tentativa de sucateamento do setor elétrico promovida pelo governo golpista de Michel Temer. O governo anunciou que pretende privatizar a estatal Eletrobrás, a maior empresa do setor.

“Até hoje Belo Monte viola direitos e tememos que, com a privatização da Eletrobrás, a situação dos atingidos fique ainda pior porque a história mostra que com as empresas privadas o tratamento com os atingidos costuma ser mais violento”, afirmou Fábio Magalhães, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Xingu. “Sem contar o preço da luz, que já é um absurdo, e deve aumentar ainda mais para toda a população”, complementou.

A Norte Energia é uma sociedade de propósito específico formada por várias empresas para implementar e operar Belo Monte, sendo que a maior parte das ações pertence à Eletrobrás e suas subsidiárias. Desde o começo do ano, circulam na imprensa boatos sobre a venda da concessionária.

Pelo reconhecimento dos atingidos

Os manifestantes também exigem que a empresa garanta os direitos das famílias atingidas na lagoa do bairro Independente 1. “São mais de 500 famílias vivendo em área alagadiça dentro da cidade de Altamira e desde que Belo Monte encheu o reservatório a lagoa nunca mais secou. Queremos ser reassentados, é nosso direito”, afirma Fábio.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro