Em MG, atingidos pressionam por aprovação de Política de Direitos

Atingidos acampados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) exigem que deputados aprovem na CCJ a política que garante direitos dos atingidos por barragens em Minas Gerais O Movimento dos […]

Atingidos acampados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) exigem que deputados aprovem na CCJ a política que garante direitos dos atingidos por barragens em Minas Gerais


O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) estará presente na manhã desta quarta-feira (16) na sessão em que deputados estaduais devem votar o Projeto de Lei n° 3312/2016 – Política Estadual dos Atingidos por Barragens e outros Empreendimentos, conhecida como PEABE, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Os atingidos ocupam todos os espaços da ALMG pela aprovação ainda nesta sessão. Há mais de um ano na CCJ, o Projeto de Lei (PL) de autoria do governador Fernando Pimentel (PT) está sendo barrada pelos deputados que compõe a bancada empresarial. “Hoje, os deputados vão ver a força e união dos atingidos que lutam pela garantia dos seus direitos. Este foi o único PL do executivo a não ser aprovado pela casa”, afirma coordenação estadual do MAB.

Depois da Jornada de Lutas do MAB em março deste ano, o deputado Leonídio Bouças (PMDB), presidente da CCJ, havia garantido aos atingidos que a política seria aberta para votação na primeira sessão da CCJ do mês de abril, o que não ocorreu.

“Percebemos ao longo deste um ano que os deputados estão enrolando para votarem o PL. Sentimos que existe um lobby de empresas. Vimos nas últimas sessões que representantes da mineradora Vale estavam presentes. Isso significa que o ramo empresarial também coloca o pé na porta para não deixar o projeto passar nesta comissão”, afirma o MAB.

Caso seja aprovada na CCJ, a PEABE passa por mais duas comissões: a de Trabalho, Previdência e Ação Social e na Comissão de Desenvolvimento Econômico. E, por fim, iria para votação geral em dois turnos pelos Deputados na ALMG. Os atingidos estão ainda mais indignados com esta manobra, e prometem intensificar as lutas por seus direitos.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro