Atingidos por barragens lançarão 8º encontro nacional do MAB no Rio de Janeiro

Na próxima segunda-feira (24), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizará o lançamento do 8º encontro nacional do movimento no Auditório do Sindicato dos Bancários (Av. Presidente Vargas, 502 – 21º andar, Centro), […]

Na próxima segunda-feira (24), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizará o lançamento do 8º encontro nacional do movimento no Auditório do Sindicato dos Bancários (Av. Presidente Vargas, 502 – 21º andar, Centro), no Rio de Janeiro (RJ).

No aniversário de cem anos da Revolução Russa, o Rio de Janeiro receberá entre os 1 e 5 de outubro o 8º Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens. Com o lema “Água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular”, o evento reunirá milhares de atingidos de todas as regiões do Brasil e representação de mais de 20 países.

A escolha da cidade do Rio de Janeiro como local para sediar o 8º Encontro Nacional do MAB foi definida devido a grande importância geopolítica e potencialidade energética da cidade. Dentro do seu perímetro está grande parte do pré-sal, uma das maiores reservas de petróleo do mundo, a Petrobrás, um dos maiores e mais importantes patrimônios do povo brasileiro, e a Eletrobrás, estatal de energia elétrica. Atualmente, toda esta riqueza e patrimônio do povo estão sendo privatizados e entregues às empresas internacionais.

Os principais objetivos do encontro é consolidar a união entre campo e cidade, com o estreitamento da relação entre atingidos por barragens e trabalhadores do setor elétrico, reafirmando a necessidade da criação de um modelo energético popular para o Brasil. No período do 8º Encontro o movimento pretende denunciar os dois anos do crime cometido pelas mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton no Rio Doce (MG/ES) onde os direitos de milhares de famílias atingidas estão sendo violados e as empresas
seguem impunes.

Serviço:

O que: Lançamento do 8º encontro nacional do MAB

Horário:  18 horas

Quando:  24 de julho de 2017,

Onde:  Auditório do Sindicato dos Bancários (Av. Presidente Vargas, 502 – 21º andar, Centro – Rio de Janeiro – RJ).

Assessoria de imprensa: 

Neudicléia de Oliveira (11)9481-72567