Plataforma de Energia (RS) realiza etapa de Formação de Formadores

No Rio Grande do Sul, a Plataforma Operária e Camponesa de Energia realizou na ultima sexta-feira (07/07) a primeira etapa de formação de formadores estaduais, contando com a presença de […]

No Rio Grande do Sul, a Plataforma Operária e Camponesa de Energia realizou na ultima sexta-feira (07/07) a primeira etapa de formação de formadores estaduais, contando com a presença de 34 militantes de 7 organizações: MAB, CPERS, FTM, MST, MPA, Levante Popular da Juventude, e SindiPetro.

Este processo chamado de “Formação de Formadores” já está acontecendo a nível nacional desde novembro de 2016, e no ultimo período também vem se repetindo nos estados. No Rio Grande do Sul, marca a retomada das atividades da Plataforma, onde as ultimas ações haviam ocorrido em 2015.

Esta foi a primeira, de um processo de sete etapas a serem realizadas em dois anos. Ocorreu na cidade de Porto Alegre, contando com militantes de seis regiões do estado, que saíram da formação com o objetivo de multiplicar nas suas regiões o debate da Plataforma.

Durante esta etapa foi apresentado o histórico e os objetivos da Plataforma, discutido questões gerais do setor elétrico e do petróleo do Brasil e do mundo, para além de ter sido realizada uma importante reflexão sobre Trabalho de Base.

A Plataforma Operária e Camponesa de Energia é uma articulação nacional que aglutina diversas categorias que tem proximidade com o tema da energia, pretendendo discutir com toda a sociedade a necessidade dos recursos energéticos brasileiros estarem a serviço do povo e não das multinacionais, onde todas as riquezas geradas no setor energético sejam revertidas em direitos para a população, como educação, saúde, empregos e outros.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro