A ciranda infantil do RJ se prepara para o encontro nacional
Neste final de semana (22 e 23 de abril), aconteceu em Cachoeiras de Macacu, na região ameaçada pela barragem do Guapiaçu, o Curso Estadual da Ciranda Infantil do MAB, com […]
Publicado 27/04/2017
Neste final de semana (22 e 23 de abril), aconteceu em Cachoeiras de Macacu, na região ameaçada pela barragem do Guapiaçu, o Curso Estadual da Ciranda Infantil do MAB, com a participação de mães, pais, educadores e cirandeiros, militantes do Levante Popular da Juventude e professores e alunos da Universidade Federal Fluminense que acompanham a ciranda do Movimento. Paralelamente ao curso, aconteceu uma ciranda com a participação de crianças das comunidades.
Desde agosto de 2016 a Ciranda do MAB promove os Cursos Estaduais da Ciranda em diversas regiões do país com o objetivo de discutir a importância do trabalho com as crianças atingidas por barragens e a necessidade da formação política e pedagógica de militantes que desempenham essa tarefa no movimento.
As crianças também são sujeitos da luta dos atingidos por barragens e, por isso, a Ciranda também é um espaço de educação ampla e conscientização sobre a necessidade de transformação da sociedade. Com músicas, brincadeiras e animação, os jovens atingidos discutem temas sobre a história do MAB, a infância atingida por barragem e a importância da Ciranda Infantil para a formação das crianças e para a participação dos pais, principalmente das mães nas atividades da organização.
A ciranda é a energia do movimento! Rumo ao Encontro Nacional do MAB!