A ciranda infantil do RJ se prepara para o encontro nacional

Neste final de semana (22 e 23 de abril), aconteceu em Cachoeiras de Macacu, na região ameaçada pela barragem do Guapiaçu, o Curso Estadual da Ciranda Infantil do MAB, com […]

Neste final de semana (22 e 23 de abril), aconteceu em Cachoeiras de Macacu, na região ameaçada pela barragem do Guapiaçu, o Curso Estadual da Ciranda Infantil do MAB, com a participação de mães, pais, educadores e cirandeiros, militantes do Levante Popular da Juventude e professores e alunos da Universidade Federal Fluminense que acompanham a ciranda do Movimento. Paralelamente ao curso, aconteceu uma ciranda com a participação de crianças das comunidades.

Desde agosto de 2016 a Ciranda do MAB promove os Cursos Estaduais da Ciranda em diversas regiões do país com o objetivo de discutir a importância do trabalho com as crianças atingidas por barragens e a necessidade da formação política e pedagógica de militantes que desempenham essa tarefa no movimento.

As crianças também são sujeitos da luta dos atingidos por barragens e, por isso, a Ciranda também é um espaço de educação ampla e conscientização sobre a necessidade de transformação da sociedade. Com músicas, brincadeiras e animação, os jovens atingidos discutem temas sobre a história do MAB, a infância atingida por barragem e a importância da Ciranda Infantil para a formação das crianças e para a participação dos pais, principalmente das mães nas atividades da organização.

A ciranda é a energia do movimento! Rumo ao Encontro Nacional do MAB!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro