Em MG, governo faz visita técnica em acampamento em área de terras griladas

Secretaria de Desenvolvimento Agrário se comprometeu a realizar trabalhos técnicos para garantir a titulação da terra dos povos geraizeiros organizados no MAB Como um dos resultados das lutas do Movimento […]

Secretaria de Desenvolvimento Agrário se comprometeu a realizar trabalhos técnicos para garantir a titulação da terra dos povos geraizeiros organizados no MAB


Como um dos resultados das lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no 14 de março – Dia Internacional de Lutas Contra as Barragens, pelos Rios, pelas Águas e pela Vida -, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SEDA) visitou, na manhã desta quinta-feira (23), o Acampamento Alvimar Ribeiro, no Vale das Cancelas, região Norte de Minas Gerais. 

Os geraizeiros se reuniram em plenária com o Diretor de Arrendamento da SEDA, João Alexandre, e relataram a história de seus ancestrais e suas próprias histórias na convivência com o território. Recordaram-se de como foi violenta, degradante e ilegal a chegada das empresas de eucalipto, por meio da grilagem de terras e da compra e cooptação de juízes, advogados e poder público.

Além disso, os atingidos pela monocultura de eucalipto cobraram uma postura do Governo de Minas Gerais que, inclusive, ajudaram a se eleger. “Estamos sofrendo há décadas. O veneno [agrotóxico] está em nossas terras e vem do ar e do chão. Meus pais morreram de câncer por causa do veneno. Não é justo vivermos assim. Queremos que alguém olhe por nós”, disse emocionada Dona Lia, geraizeira que luta pela terra.

“Me comprometo a lear as reivindicações para meus superiores no governo e a me empenhar nos trabalhos técnicos que me cabem, buscando agilizar a resolução da demanda do MAB”, afirma João Alexandre.

De acordo com o MAB, os acampados permanecem firmes na luta, organizados e exigem a imediata titulação coletiva do território geraizeiro. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro