Em MG, missa no Acampamento Alvimar Riberio anima Vale das Cancelas

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (22) uma missa no Acampamento Alvimar Ribeiro, no Vale das Cancelas, norte de Minas Gerais. O Bispo da Arquidiocese de Montes Claros, Dom José Alberto […]

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (22) uma missa no Acampamento Alvimar Ribeiro, no Vale das Cancelas, norte de Minas Gerais. O Bispo da Arquidiocese de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, presidiu a cerimônia.

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Água, a missa foi realizada com a intenção de celebrar a preservação do bem primordial para vida humana. “Este dia é o marco para mostrar à sociedade a importância da preservação desse recurso e reafirmar o dever de zelar por ele.”, afirmou o Bispo Dom José Alberto Moura.

Anteriormente, houve uma grande caminhada pela comunidade convidando a todos para a missa que reuniu cerca de 500 pessoas de toda a região. “É importante o apoio da Igreja no Acampamento, pois promovemos a resistência de pessoas que lutam pela terra e pela vida”, afirma Joana Soares, militante do MAB na região. 

O Acampamento Alvimar Ribeiro é a prova da resistência de um povo geraizeiro que luta por justiça. Milhares de pessoas tiveram suas terras tomadas na década de 70 e lutam para recuperá-las. Atualmente, cerca de 130 famílias permanecem acampadas na região que sofre com a monocultura de eucalipto e escassez de água.

Entidades parceiras como a Comissão Pastoral da Terra, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Levante Popular da Juventude, Movimento dos Trabalhadoras e Trabalhadoras por Direitos, Centro de Agricultura Alternatva, Sindute, Quem Luta Educa, Movimento dos Geraizaeiros, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vazanteiros de Maria Preta e paróquias da região também compareceram à cerimônia.

Por fim, foi servido um almoço feito pelos geraizeiros acampados para todos que participaram da missa. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro