Atingidos por Belo Monte ocupam órgão do Governo Federal em Altamira

Atingidos por Belo Monte da Lagoa do Independente 1 ocuparam a Casa de Governo, escritório especial da Secretaria de Governo da Presidência da República em Altamira (PA), na manhã desta […]

Atingidos por Belo Monte da Lagoa do Independente 1 ocuparam a Casa de Governo, escritório especial da Secretaria de Governo da Presidência da República em Altamira (PA), na manhã desta quinta-feira (16). Eles exigem que o governo federal dê continuidade às negociações para que que a Norte Energia, dona de Belo Monte, faça o cadastramento das 500 famílias da comunidade. A empresa se recusa a fazer o cadastro e a reconhecer os direitos dos atingidos.

O protesto também é contra o esvaziamento da Casa de Governo em Altamira. O órgão, que tinha o papel de contribuir na solução de conflitos envolvendo Belo Monte, tem sido sistematicamente esvaziado desde o golpe de 2016.”A postura do governo federal tem sido de enorme desrespeito com as pautas sociais e os direitos do povo e isso não podemos mais admitir”, afirma José Viana, da coordenação da comunidade.

José Viana explicou que uma comissão havia se direcionado para a Casa de Governo para apresentar a pauta de reivindicações. No entanto, ao chegar lá, encontraram a unidade vazia e com o portão trancado. A chefe da unidade, Elisângela Trzeciak, está em Belém.

Os manifestantes, organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), mantém acampamento em frente à Norte Energia desde ontem. Os atingidos só vão desocupar o órgão quando tiverem a pauta atendida.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro