No Pará, atingidos por Belo Monte acampam em frente a Norte Energia

Atingidos por Belo Monte organizados no MAB montaram acampamento em frente à Norte Energia, concessionária da hidrelétrica na manhã desta quarta-feira (15). Eles exigem que a Norte Energia inicie imediatamente […]

Atingidos por Belo Monte organizados no MAB montaram acampamento em frente à Norte Energia, concessionária da hidrelétrica na manhã desta quarta-feira (15). Eles exigem que a Norte Energia inicie imediatamente o cadastro socioeconômico das 500 famílias da Lagoa do Independente 1, em Altamira. O Ibama já determinou que a empresa cadastre as famílias.

A coordenação do Movimento foi recebida por um advogado do setor fundiário da empresa chamado Felipe Fortes. Ele afirmou que a empresa não vai iniciar o cadastro e que pretende recorrer judicialmente contra a decisão do Ibama. 

A posição da empresa surpreendeu os moradores, que decidiram permanecer no local até ter a pauta atendida. Também surpreendeu a Defensoria Pública da União e a Casa de Governo (representação do governo federal em Altamira), que esperavam uma sinalização positiva da empresa.

A coordenação do Movimento já se reuniu com diversos órgãos do governo federal em Brasília para discutir o problema.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro