No PA, atingidos denunciam violação de direitos aos representantes da embaixada dos Países Baixos
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuniu na manhã dessa sexta-feira com o embaixador do Reino dos Países Baixos, Han Peters e a Conselheira de Agricultura, Patricia de […]
Publicado 20/01/2017
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuniu na manhã dessa sexta-feira com o embaixador do Reino dos Países Baixos, Han Peters e a Conselheira de Agricultura, Patricia de Vries-van Loon em Altamira (PA).
Os militantes do MAB denunciaram as violações de direitos dos atingidos por Belo Monte, em especial o caso das 500 famílias da lagoa do Independente 1, que não foram reconhecidas como atingidas pela Norte Energia, concessionária da barragem. Os moradores organizados no MAB estão ocupando o Ibama desde quarta (18).
A convite do Movimento, o embaixador e a conselheira também visitaram os manifestantes na ocupação do Ibama e foram ver a situação de moradia precária em que as famílias vivem na lagoa, sem direito à água, saneamento, segurança e moradia adequada.
O MAB também denunciou a ameaça de uma nova tragédia socioambiental na região com a possível instalação do megaprojeto de extração de ouro da empresa canadense Belo Sun.