No PA, atingidos denunciam violação de direitos aos representantes da embaixada dos Países Baixos

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuniu na manhã dessa sexta-feira com o embaixador do Reino dos Países Baixos, Han Peters e a Conselheira de Agricultura, Patricia de […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuniu na manhã dessa sexta-feira com o embaixador do Reino dos Países Baixos, Han Peters e a Conselheira de Agricultura, Patricia de Vries-van Loon em Altamira (PA).

Os militantes do MAB denunciaram as violações de direitos dos atingidos por Belo Monte, em especial o caso das 500 famílias da lagoa do Independente 1, que não foram reconhecidas como atingidas pela Norte Energia, concessionária da barragem. Os moradores organizados no MAB estão ocupando o Ibama desde quarta (18).

A convite do Movimento, o embaixador e a conselheira também visitaram os manifestantes na ocupação do Ibama e foram ver a situação de moradia precária em que as famílias vivem na lagoa, sem direito à água, saneamento, segurança e moradia adequada.

O MAB também denunciou a ameaça de uma nova tragédia socioambiental na região com a possível instalação do megaprojeto de extração de ouro da empresa canadense Belo Sun.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro