MAB participa de atividades na França
Violações ocasionadas pela construção de barragens, especialmente na vida das mulheres, marcaram os debates com organizações francesas Durante as duas últimas semanas, militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) […]
Publicado 28/11/2016
Violações ocasionadas pela construção de barragens, especialmente na vida das mulheres, marcaram os debates com organizações francesas
Durante as duas últimas semanas, militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participaram de atividades organizadas pelo Comitê da França América Latina.
Neste roteiro, foram expostas as formas de violação de direitos humanos na construção de barragens, especialmente na vida das mulheres, em atividades organizadas pelo Observatório Departamental de Violências Contra as Mulheres. Nessas ocasiões, as militantes do MAB apresentaram a experiência das oficinas com as arpilleras, uma técnica de bordado originária do Chile que possibilitou a intensificação da auto-organização das mulheres atingidas.
Além disso, houve encontros com parlamentares e com sindicatos de trabalhadores do setor de energia da França, que veem com muita preocupação a conjuntura brasileira e o retrocesso da vida dos trabalhadores, sobretudo dos atingidos por barragens.
A solidariedade internacional marcou esta atividade e os desdobramentos desse roteiro serão discutidos entre as organizações nos próximos meses.