Ciranda infantil é tema de curso de capacitação de jovens atingidos

Nos dias 04 a 09 de outubro realizou-se a 1º etapa do Curso Nacional de Formação e Capacitação de jovens Educadores/as infantis atingidos por barragens, em Guararema, SP. O objetivo desse […]

Nos dias 04 a 09 de outubro realizou-se a 1º etapa do Curso Nacional de Formação e Capacitação de jovens Educadores/as infantis atingidos por barragens, em Guararema, SP.

O objetivo desse processo de formação é a capacitação de jovens educadores/as infantis atingidos por barragens, que serão responsáveis por desenvolver um trabalho político-pedagógico na Ciranda Infantil com as crianças atingidas por barragens, de modo a fortalecer a participação e o protagonismo destas criançascomo sujeitos de direitos.

Os temas trabalhados na formação permearam os seguintes eixos: História dos atingidos por barragens e da Infância e da Educação Infantil; Questão Energética no Brasil e a violação dos direitos humanos;  A Ciranda Infantil no Movimento dos Atingidos por Barragens; Culturas infantis e culturas da infância; e Brincadeiras.

Os educadores/as terão a tarefa de multiplicar o conteúdo discutido na etapa nacional para outros educandos estaduais e também realizar as cirandas infantis, com as crianças atingidas, nas diferentes atividades e espaços que se encontram os atingidos por barragens.

Para Jéssica Portugal coordenadora do projeto, “este momento foi muito importante para criarmos os coletivos em cada estado onde atuamos e aperfeiçoar nosso trabalho com as crianças atingidas por barragens”.

Na formação estiveram presentes jovens Atingidos por Barragens e jovens da Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal Fluminense, oriundos de vários estados do Brasil.

Essa atividade aconteceu numa parceria estabelecida entre ANAB (Associação Nacional dos Atingidos por Barragens) e Secretaria Especial de Direitos Humanos, vinculada ao Ministério da Justiça e Cidadania.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro