Atingidos por Belo Monte ocupam sede do Ibama em Altamira

Moradores da lagoa do bairro Independente 1 ocuparam a sede do Ibama em Altamira nesta segund-feira (26 de setembro). O objetivo é pressionar o governo federal para encaminhar uma solução […]

Moradores da lagoa do bairro Independente 1 ocuparam a sede do Ibama em Altamira nesta segund-feira (26 de setembro). O objetivo é pressionar o governo federal para encaminhar uma solução para garantir o direito à moradia de 500 famílias atingidas por Belo Monte e que não são reconhecidas como tal pela Norte Energia.

“A Norte Energia descumpre uma das condicionantes mais importantes, a do saneamento de Altamira, quando permite que 500 famílias vivam em área permanentemente alagadiça dentro da cidade, sem água potável e tratamento de esgoto”, diz Iury Paulino, da coordenação do MAB. “Além disso, é evidente a relação com a hidrelétrica, pois as pessoas não viviam naquelas condições antes do empreendimento”, afirma.

“Antes da barragem, eu morava no centro da cidade e pagava um aluguel de R$ 200. De uma hora para a outra, com a chegada da obra, o dono passou a cobrar R$ 1.500. Foi assim que tive que vir morar na lagoa”, afirma Izan, coordenador do MAB na comunidade.

Os atingidos só desocuparam o local após as 15h30 da tarde, mediante o compromisso da representante da casa de governo de que o secretário adjunto de articulação social virá na próxima terça-feira (4 de outubro) para iniciar uma espécie de mesa de negociações com a comunidade e demais órgãos responsáveis, como prefeitura de Altamira, Ibama, Ministério Público Federal e Defensoria Pública da União.  

“Vamos aguardar essa semana com esse compromisso, mas se, mais uma vez a comunidade foi desrespeitada, vamos voltar a fazer luta”, afirmou o morador Daniel.

A ocupação de hoje ocorre após a presidenta do Ibama, Suely de Araújo, vir a Altamira e reunir com a comunidade. A Norte Energia alega que não há impacto de Belo Monte no local pois ali há a existência de um “aquífero suspenso”, isolado do lençol freático. O Ibama considerou a teoria plausível e exigiu da empresa um ano de monitoramento do local para comprovar a tese. Para os atingidos, a Norte Energia é diretamente interessada em não reconhecer o direito dos atingidos, portanto é suspeita ao realizar esse estudo. “É como colocar o assassino para investigar a cena do crime”, afirmou um morador. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro