Atingidos do Rio de Janeiro acolhem encontro internacional

Acontece na área atingida pela Barragem do Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu/RJ, o IV Encontro Internacional pela Terra e o Território. Mais de 50 pessoas vindas de todas as regiões […]

Acontece na área atingida pela Barragem do Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu/RJ, o IV Encontro Internacional pela Terra e o Território. Mais de 50 pessoas vindas de todas as regiões do Brasil, da Bolívia, Chile e Colômbia participam do encontro que iniciou ontem, dia 14, e segue até sábado.

O encontro é organizado pelo grupo de estudos Lemto, da Universidade Federal Fluminense, pela Associação dos Geógrafos  Brasileiros e pela organização Sudamérica Rural.

Durante os 4 dias de encontro, os participantes terão momentos de troca de experiências de luta e organização. Nesta manhã, os visitantes foram recebidos na casa da liderança do MAB, Seu Alzeir, que juntamente com outras lideranças contaram a história de luta e resistência na região do Vale do Guapiaçu contra a barragem e pela permanência na terra.  

Durante a tarde de hoje camponeses, pescadores, quebradeiras de coco, indígenas, entre outros, relataram suas experiências.

Os participantes ficaram muito interessados pela luta dos atingidos por barragens na região. Segundo os atingidos, o evento é importante para que os moradores locais conheçam como pessoas de outros locais lutam.  “Mas além disso, o encontro está sendo válido para ampliarmos nossa denúncia sobre o projeto de barragem que nos ameaça”, disse seu Levi, uma das lideranças locais.  

Um dos coordenadores, o professor Carlos Porto Gonçalves, disse que fazer o encontro no vale do Guapiaçu foi uma opção política. “Podíamos ter feito o encontro no centro do Rio, mas fazer aqui foi uma opção para darmos visibilidade a luta dos atingidos”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro