No PR, atingidos acampam em frente da Usina do Baixo Iguaçu

Desde a madruga desta segunda-feira (05), os atingidos pela Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu, localizado entre os municípios de Capitão Leônidas Marques e Capanema, no Paraná, estão acampados na entrada […]

Desde a madruga desta segunda-feira (05), os atingidos pela Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu, localizado entre os municípios de Capitão Leônidas Marques e Capanema, no Paraná, estão acampados na entrada principal que da acesso a obra.

De acordo com o atingido Cristian Vozniak o objetivo da mobilização é decorrente ao descaso e cancelamento das últimas negociações por parte da empresa.

“Ocupar e resistir é a única forma de nós atingidos sermos ouvidos, esperamos algum retorno, depois que a água cobrir minha casa não vai adiantar mais, mas é isso que a empresa Neoenergia quer”. Diz.

A Neoenergia dona de maior parte da usina está infringindo vários dos direitos humanos levantados pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, dentre eles a violação do Direito à justa negociação, tratamento isonômico, conforme critérios transparentes e coletivamente acordados. Esta situação de insegurança e desdém também tem comprometido o direito a um ambiente saudável e à saúde.

Os manifestante afirmam que permaneceram mobilizados até que a empresa apresente uma resposta mediante a pauta de reivindicação das famílias.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro