Atingidos se mobilizam em todo o Brasil contra Governo Golpista de Michel Temer
Atingidos e atingidas somam-se as manifestações populares contra o governo golpista de Michel Temer Foto: Lidyane Ponciano/CUT MG Contra o golpe do governo interino de Michel Temer e pela democracia, […]
Publicado 10/08/2016
Atingidos e atingidas somam-se as manifestações populares contra o governo golpista de Michel Temer
Foto: Lidyane Ponciano/CUT MG
Contra o golpe do governo interino de Michel Temer e pela democracia, atingidos por barragens juntamente com as organizações sociais que compõem a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo ocuparam as ruas para denunciar o golpe que esta em curso no Brasil. Esta terça-feira, dia 09 de agosto, foi um dia em que os olhos do Brasil não estavam apenas nas Olímpiadas, mas também na retomada dos trabalhos do processo de impeachment no plenário do Senado.
O dia foi marcado com várias manifestações por todo país, contra a retirada de direitos promovidas pelo governo interino de Michel Temer e contra o processo de impeachment, que é considerado um golpe parlamentar, como os que houveram em Honduras e no Paraguai nos últimos anos.
Em Erechim (RS), foi organizada uma plenária com a participação de mais de 400 pessoas dos mais diversos municípios da região Alto Uruguai e de movimentos sociais, sindicatos, indígenas, jovens e estudantes.
Dary Beck do SINDIPETRO-RS e vice-presidente da CUT-RS contribuiu no debate da conjuntura. Segundo o petroleiro, a motivação do golpe parlamentar no Brasil está ligado aos interesses estrangeiros nas nossas reservas de petróleo, que são umas das maiores do mundo, colocando em risco a soberania energética do Brasil. O fim da lei de partilha, que garantia o Estado controlar e operar o pré-sal, criando um fundo social que destinava 50% dos recursos para a educação, 25% para a saúde e 10% para a cultura,
Logo após a plenária os participantes seguiram em marcha pelas ruas da cidade de Erechim, com falas, músicas e intervenções da juventude dialogando com a sociedade e denunciando os ataques promovidos pelo governo golpista de Temer.
Em Teresina (PI), foi realizado o ato Fora Temer na Avenida Frei Serafim no centro da capital.
Em Belo Horizonte (MG), atingidos por barragens participaram do ato politico seguido de marcha pelas ruas da capital mineira. As atividades foram organizadas e unificadas pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e teve como ponto de partida e de concentração a Praça Afonso Arinos, na região central da cidade.
Foto: Frente Brasil Popular CE
Em Fortaleza (CE), a concentração deu-se na praça da Bandeira saiu em caminhada até a Praça do Ferreira.
De acordo com Fernando Fernandes militante do Movimento dos Atingidos por Barragens no Rio Grande do Sul, os movimentos sociais do campo somam-se a luta por compreender que este momento requer unidade do povo brasileiro e o que esta em jogo nesse momento. Nossa democracia e nossos direitos sociais que conquistamos estão em risco, pois para nós isso é um golpe onde passará a prevalecer o absoluto interesse dos mais ricos, denuncia.