Em MG, famílias atingidas aumentam produção de alimentos saudáveis

Jovens, produtores rurais e geraiseiros da cidade de Grão Mogol (MG), atingidos pela mineração e monocultura de eucalipto, iniciaram nesta semana a implantação do primeiro projeto de Produção Agroecológica Integrada […]

Jovens, produtores rurais e geraiseiros da cidade de Grão Mogol (MG), atingidos pela mineração e monocultura de eucalipto, iniciaram nesta semana a implantação do primeiro projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).  O projeto, firmado em 2015 entre a Fundação Banco do Brasil, BNDS e Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (AEDAS), beneficiará 175 famílias no estado.

O PAIS é uma tecnologia social usada como alternativa de trabalho e renda para as comunidades atingidas, gerando o fortalecimento da agricultura familiar com base agroecológica. O projeto estimula os agricultores na troca de conhecimento a partir das experiências de cada produtor, além de proporcionar espaços de sociabilidade, cultura e lazer entre as famílias.  

O objetivo dessa experiência é, além de fortalecer a organização dos camponeses, produzir alimentos saudáveis para a subsistência das famílias e a geração de renda através da venda do excedente da produção. A aplicação desta técnica reduz a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, diversifica a produção, utiliza com eficiência e racionalização os recursos hídricos, alcança a sustentabilidade em pequenas propriedades, e produz em harmonia com os recursos naturais.

Em 2013, famílias atingidas e organizadas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), foram beneficiadas pelas hortas mandalas em Minas Gerais. Na experiência positiva do trabalho foi percebido pelos técnicos o empoderamento das mulheres e a segurança alimentar das famílias.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro