MAB realiza curso de Comunicação e Cinema em Rondônia
Em Rondônia cerca de 20 atingidos e militantes da Via Campesina iniciaram o curso de Comunicação e cinema, desde o dia 22, trata-se do Projeto Cinema Itinerante na Comunidade, Convênio […]
Publicado 25/07/2016
Em Rondônia cerca de 20 atingidos e militantes da Via Campesina iniciaram o curso de Comunicação e cinema, desde o dia 22, trata-se do Projeto Cinema Itinerante na Comunidade, Convênio Nº001/2013 celebrado entre a EVG Solutions, Associação de Preservação Ambiental do Meio Ambiente e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Eletronorte.
O principal objetivo da formação é capacitar comunicadores populares para contribuírem com a organização de coletivos de comunicação nas comunidades ribeirinhas, reassentamentos, assentamentos. História do cinema, documentário, técnicas de gravação e captação de áudio estão entre os conteúdos que serão abordados no curso, além das gravações e exibição de filmes.
De acordo com Francisco Kelvim do MAB o curso é uma conquista histórica dos atingidos em Rondônia Esse curso é resultado de uma luta de anos dos atingidos pela hidrelétrica de Samuel. Além da oportunidade em formar os atingidos em cinema através do curso contaremos a historia da hidrelétrica de Samuel e a luta dos atingidos, nunca antes contada, em um documentário de 30 minutos.
Desde o dia 02 de julho as gravações estão percorrendo as comunidades de Itapuã, Candeias e Triunfo, atingidas pela barragem de Samuel, construída há 30 anos. O objetivo é ouvir e registrar as histórias dos atingidos e os passivos que existem até hoje na região.