1º de maio contra o golpe!
Milhares de trabalhadores tomaram as ruas neste domingo (1º de maio) contra o golpe. Em SP, as estimattiva é de que mais de 100 mil pessoas compareceram ao Vale do […]
Publicado 02/05/2016
Milhares de trabalhadores tomaram as ruas neste domingo (1º de maio) contra o golpe. Em SP, as estimattiva é de que mais de 100 mil pessoas compareceram ao Vale do Anhangabaú. A mobilização contou com a presença da presidente Dilma Roussef.
Para Gilberto Cervinski, da coordenação nacional do MAB, esse dia é importante, pois a luta contra o golpe, também é uma luta pelos direitos dos trabalhadores:
“Hoje não é o Dia do Trabalho, mas é o dia de luta da classe trabalhadora, é o dia dos trabalhadores e das trabalhadoras do Brasil inteiro. Os inimigos do povo tentam destruir a identidade da classe trabalhadora. E hoje também é o dia da luta contra o golpe, da defesa dos interesses do povo. Esse golpe é da classe rica contra o povo e nós sabemos qual é o plano do Temer e do Cunha, é atacar os direitos dos trabalhadores e isso nós não vamos aceitar”, afirmou.
Vale do Anhangabaú – São Paulo
Atingidos e atingidas também estavam presentes em diversos estados.
Ceará
Minas Gerais
1 de maio
A data foi influenciada por uma mobilização feita há 130 anos, em Chicago, nos Estados Unidos, quando lutadores, que reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas, foram presos e feridos seis pessoas foram mortas. No Brasil, o feriado foi decretado em 1925, pelo presidente Arthur Bernardes e para os movimentos sociais e centrais sindicais, é tratado como um dia de luta histórico.