MAB entrega proposta de política de direitos dos atingidos a senadores
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) entregou aos senadores da subcomissão de acompanhamento às obras Belo Monte a proposta da Política Nacional de Direitos dos Atingidos por Barragens (PNAB). […]
Publicado 08/04/2016
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) entregou aos senadores da subcomissão de acompanhamento às obras Belo Monte a proposta da Política Nacional de Direitos dos Atingidos por Barragens (PNAB). A entrega do documento ocorreu durante visita da comissão à região impactada pela hidrelétrica nessa quinta-feira (07).
Até hoje não temos no Brasil uma política de direitos para os atingidos por barragens, essa é uma luta do Movimento a nível nacional e também nos estados, afirmou Iury Paulino, da coordenação do Movimento. O militante cobrou dos senadores o comprometimento com a causa.
Todos diziam que Belo Monte seria diferente das outras obras de barragens, mas o que mais me entristece é que não tem nenhuma diferença, são as mesmas violações, afirmou.
A atividade aconteceu durante reunião dos senadores com os movimentos sociais no Centro de Convenções da Altamira. Os participantes criticaram que a atividade não foi suficientemente divulgada para que a população pudesse comparecer.
Ainda assim, muitos moradores e políticos locais fizeram relatos sobre os impactos de Belo Monte ainda não mitigados e sobre a dificuldade que a população que já foi removida pela obra atravessa.
Sobre a subcomissão do Senado
Instalada em 2010, a Subcomissão de Acompanhamento das Obras de Belo Monte tem por objetivo acompanhar o andamento e garantir o cumprimento dos programas de mitigação e compensação dos impactos gerados pelo empreendimento.
O grupo parlamentar está vinculado à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). É presidido pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB) e tem como relator Paulo Rocha (PT), ambos do Pará.