MAB entrega proposta de política de direitos dos atingidos a senadores

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) entregou aos senadores da subcomissão de acompanhamento às obras Belo Monte a proposta da Política Nacional de Direitos dos Atingidos por Barragens (PNAB). […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) entregou aos senadores da subcomissão de acompanhamento às obras Belo Monte a proposta da Política Nacional de Direitos dos Atingidos por Barragens (PNAB). A entrega do documento ocorreu durante visita da comissão à região impactada pela hidrelétrica nessa quinta-feira (07).

“Até hoje não temos no Brasil uma política de direitos para os atingidos por barragens, essa é uma luta do Movimento a nível nacional e também nos estados”, afirmou Iury Paulino, da coordenação do Movimento. O militante cobrou dos senadores o comprometimento com a causa.

“Todos diziam que Belo Monte seria diferente das outras obras de barragens, mas o que mais me entristece é que não tem nenhuma diferença, são as mesmas violações”, afirmou.

A atividade aconteceu durante reunião dos senadores com os movimentos sociais no Centro de Convenções da Altamira. Os participantes criticaram que a atividade não foi suficientemente divulgada para que a população pudesse comparecer.

Ainda assim, muitos moradores e políticos locais fizeram relatos sobre os impactos de Belo Monte ainda não mitigados e sobre a dificuldade que a população que já foi removida pela obra atravessa.

Sobre a subcomissão do Senado

Instalada em 2010, a Subcomissão de Acompanhamento das Obras de Belo Monte tem por objetivo acompanhar o andamento e garantir o cumprimento dos programas de mitigação e compensação dos impactos gerados pelo empreendimento.

O grupo parlamentar está vinculado à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). É presidido pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB) e tem como relator Paulo Rocha (PT), ambos do Pará.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 30/03/2016

Fim de festa em Belo Monte