Cerca de 1000 pessoas devem participar do 1º Encontro Nacional de Saúde do Campo
De 1 a 4 de dezembro, movimentos sociais e populares participam do 1º Encontro Nacional de Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas, no pavilhão A do […]
Publicado 01/12/2015
De 1 a 4 de dezembro, movimentos sociais e populares participam do 1º Encontro Nacional de Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas, no pavilhão A do Parque das Cidades, em Brasília (DF).
De 1 a 4 de dezembro, movimentos sociais e populares participam do 1º Encontro Nacional de Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas, no pavilhão A do Parque das Cidades, em Brasília (DF).
Durante quatro dias, cerca de 1000 pessoas de todas as partes do Brasil se reunirão para debater o atual momento da saúde pública brasileira e compartilhar experiências de caráter técnico, político e social.
A abertura do evento, que tem como lema Cuidar, promover, preservar: a saúde se conquista com luta popular, acontece nesta terça-feira, às 9h, e contará com presença de autoridades e lideranças nacionais.
Na avaliação dos diversos setores que participam do encontro, a saúde brasileira está cada vez mais submetida a uma lógica mercantilizada e sucateada, por isso, a importância de um evento que congregue todos os movimentos sociais e populares do país.
Para Judite da Rocha, da coordenação do ENSPCFA, as populações do campo, floresta e das águas sempre sofreram com a falta de políticas públicas que garantissem o acesso à saúde pública e de qualidade. E pensar nesse modelo com a participação da sociedade é combater estruturalmente a atual lógica que afeta essas populações.
Dentre os principais temas debatidos no encontro, que também contará com oficinas sobre Acesso e Atenção à Saúde; Saúde, Ambiente e Trabalho; Modelos de Atenção; Formação Profissional e Trabalho em Saúde; Manuseio de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos, entre outras, estão Modelos de Desenvolvimento e a Determinação Social da Saúde: cenário atual da Saúde do Campo, da Floresta e das Águas.