Brasil de Fato chega às ruas de Pernambuco

Em noite histórica, a festa de lançamento do Brasil de Fato Pernambuco nº000 foi realizada nesta segunda-feira (23), no auditório do Sindicato dos Bancários, em Recife. “Diante dessa conjuntura de […]

Em noite histórica, a festa de lançamento do Brasil de Fato Pernambuco nº000 foi realizada nesta segunda-feira (23), no auditório do Sindicato dos Bancários, em Recife.

“Diante dessa conjuntura de crise econômica e política que vive o país, a comunicação pode exercer um papel fundamental, de ser o instrumento que contrapõe o que é colocado pelos detentores do poder na mídia hegemônica”, reforça Monyse Ravena, editora política do jornal Brasil de Fato Pernambuco.

Após mais de 12 anos de circulação semanal em todo o país, está em curso nos últimos dois anos um novo projeto político, o Brasil de Fato Tabloide. Com formato mais simples, enxuto e com o mesmo compromisso com a visão popular do Brasil e Mundo, o jornal se estabelece agora em formato estadual, já nas ruas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O presidente da CUT-PE, Carlos Veras, classificou o lançamento como histórico na comunicação de Pernambuco e afirmou que da mata ao sertão, do sertão ao litoral, o Brasil de Fato vai mostrar a diversidade do povo pernambucano, contando suas histórias, lutas e conquistas. “Classe trabalhadora vai ter vez e voz, através do “outro lado da notícia”, aquilo que não dito pelos grandes meios de comunicação. O Brasil de Fato não é um jornal da CUT e sim da classe trabalhadora”, ressaltou.

Com distribuição gratuita nos principais pontos de circulação de trabalhadores de Pernambuco, o Brasil de Fato chega para se firmar como a voz do povo em um momento em que há um legislativo extremamente conservador no estado.

Na opinião do secretário de Comunicação e Imprensa da CUT-PE, Fabiano Moura, o jornal pretende ser um veículo de comunicação a serviço da transformação da realidade de desigualdade e exclusão, visando atender aos ideais de democracia, pluralidade e diversidade na cobertura dos fatos. “É, sem dúvida alguma, um projeto ousado que chega ao nosso Estado, com compromisso da verdade, com a superação das desigualdades sociais e com a visão popular do Brasil e do Mundo”.

O show artístico ficou por conta da banda Siembra, formada por militantes dos movimentos sociais, durante o lançamento do Jornal Brasil de Fato. Na verdade, um espetáculo à parte, com ritmo, harmonia e qualidade musical.

A primeira edição conta com 40 mil exemplares de distribuição gratuita. A edição 01 está programada para ser lançada em fevereiro e, a partir desse lançamento, o jornal terá uma tiragem semanal.

O evento contou com a presença de representantes de mais de 80 movimentos sociais e sindicais de Recife e também outras regiões do Nordeste, todas organizações políticas comprometidas com a luta em defesa da democratização da comunicação. Houve também apresentações artísticas e culturais que tornaram a festa de lançamento especial e marcante.

*Com informações da CUT-PE

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro