Petróleo e energia são temas de seminário estadual em Porto Alegre

A Plataforma Operária e Camponesa para Energia do Rio Grande do Sul realiza, nesta quinta-feira (12), em Porto Alegre, o Seminário de Formação Estadual: Educação Energia e Indústria no Brasil. […]

A Plataforma Operária e Camponesa para Energia do Rio Grande do Sul realiza, nesta quinta-feira (12), em Porto Alegre, o Seminário de Formação Estadual: Educação Energia e Indústria no Brasil.

O objetivo é debater o tema da energia e definir estratégias para impulsionar a defesa da Petrobras e do petróleo brasileiro, além de mudanças no modelo elétrico com o uso de recursos destes setores para a Educação e o desenvolvimento industrial, a fim de aumentar a geração de empregos e distribuição de renda no país.

O seminário acontece das 9 às 17 horas na Igreja da Pompeia – Rua Dr. Barros Cassal, 220, no bairro Floresta, e deve reunir cerca de 400 pessoas de todo o estado. Plenárias regionais Para discutir sobre o tema, a Plataforma gaúcha está realizando plenárias regionais. Até o momento, elas ocorreram nas cidades de Porto Alegre, Passo Fundo, Rio Grande, Pelotas, Ijuí, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Vacaria, Santa Maria e Novo Hamburgo.

Outros municípios serão contemplados com o debate. De acordo com o dirigente nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Marco Antônio Trierveiler, entre os próximos a receber as plenárias estão Palmeira das Missões e Tenente Portela, no Norte do RS.

Plataforma Operária e Camponesa para Energia

A Plataforma Operária e Camponesa para Energia foi criada em 2010, a partir de uma articulação entre os trabalhadores e trabalhadoras eletricitários, petroleiros, engenheiros, atingidos por barragens e agricultores/as.

O propósito é propiciar espaços de diálogo, articulação e lutas para avançar na construção de um projeto popular energético para o Brasil, em defesa da soberania energética e das empresas estatais do setor elétrico e petrolífero, e cobrar do governo federal medidas para romper com o atual modelo de energia, baseado na privatização e mercantilização.

Integram a Plataforma gaúcha movimentos populares, sindicais e organizações sociais, tais como Federação Única dos Petroleiros (FUP), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direito (MTD), Levante Popular da Juventude (LPJ), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos (FTM), Via Campesina, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Cpers-Sindicato, entre outros.

 

Serviço:

O quê? Seminário de Formação Estadual: Educação Energia e Indústria no Brasil Onde? Igreja da Pompéia – Rua Dr. Barros Cassal, 220, no bairro Floresta, Porto Alegre

Quando? 12 de novembro de 2015 – Das 9 às 17 horas

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 11/11/2015

O antes, o depois e o futuro