MST ocupa Ministério da Agricultura

A ação foi para denunciar o uso abusivo de agrotóxicos utilizado pelo agronegócio e o fechamento de escolas no campo. Do MST Os cerca de 1.500 educadores que marchavam pela Esplanada […]

A ação foi para denunciar o uso abusivo de agrotóxicos utilizado pelo agronegócio e o fechamento de escolas no campo.

Do MST

Os cerca de 1.500 educadores que marchavam pela Esplanada dos Ministérios na manhã desta quarta-feira (23), em Brasília, ocuparam o Ministério da Agricultura para denunciar o uso abusivo de agrotóxicos pelo agronegócio e a destruição ambiental e social que este modelo provoca no campo brasileiro.

Segundo dados da Anvisa, 64% dos alimentos estão contaminados por agrotóxicos. Já o Ministério da Saúde registrou 34.147 notificações de intoxicação por agrotóxico entre 2007 e 2014 (MS/DataSUS).

Durante a ação, a polícia militar do Distrito Federal jogou spray de pimenta para impedir a entrada dos manifestantes no prédio, que tiveram que recuar para que não desencadeasse um conflito. 

Os participantes também denunciaram o fechamento das escolas do campo e criticaram a Ministra Kátia Abreu, uma das principais representantes do agronegócio no governo federal.

Os educadores e educadoras do 2° ENERA lutam pelo fortalecimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, e exigem a construção de 300 novas escolas em áreas da Reforma Agrária, além de mais 100 Centros de Educação Infantil e a garantia de mais 30 Institutos Federais dentro de áreas de assentamentos.

O ato faz parte do 2° Encontro Nacional de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária (ENERA), em que milhares de educadores e educadoras debatem o atual cenário da educação brasileira e o forte processo de mercantilização da educação pública. O 2° Enera está sendo realizado na cidade de Luziânia (GO).

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro