Atingidos depõe na CPI da Crise Hídrica no Rio

“Não é afogando o rio Guapiaçu que vamos ter água”. Esta é a consigna que está levantando a população de Cachoeiras de Macacu, município vizinho do Rio, para travar uma […]

“Não é afogando o rio Guapiaçu que vamos ter água”. Esta é a consigna que está levantando a população de Cachoeiras de Macacu, município vizinho do Rio, para travar uma luta contra o despejo pela barragem do Guapiaçu, projeto apresentado pelo governo do estado do Rio de Janeiro como a principal ação para combater a crise hídrica no leste metropolitano.

 

Se de um lado o governo quer levar adiante o projeto a todo custo, de outro acadêmicos, sindicatos, políticos e movimentos sociais questionam diversos aspectos do projeto da barragem, desde a viabilidade técnica da obra até os inúmeros problemas socioambientais, como o número de famílias atingidas.

Estes questionamentos estarão sendo debatidos hoje (6) na sessão da CPI da Crise Hídrica, instalada na ALERJ desde março, cujo objetivo, segundo o deputado membro da Comissão, Flávio Serafini (PSOL), é ser propositiva no sentido de encontrar soluções para a falta de água no estado. Segundo ele, boa parte dos problemas que enfrentamos hoje são fruto das escolhas que foram feitas, desde a gestão da água até a gestão dos recursos naturais que fizeram com que tivéssemos uma redução na produção de água.

O polêmico projeto

No que se refere à escolha do governo pela barragem do Guapiaçu, Serafini diz que é ruim em todos os sentidos. “Ela resolve mal o problema, ao invés de ver porque está ocorrendo a diminuição na produção da água, a aposta do governo é no represamento da água, o que é ruim social e ambientalmente”, aponta.

O deputado também questiona os impactos negativos da barragem sobre a produção de alimentos. “É uma das regiões mais produtivas do estado e a barragem iria tirar da terra centenas de famílias e ainda por cima, do ponto de vista ambiental, iria alagar uma área enorme e não ter como centralidade a recuperação dos rios”, declara.

Segundo Rosilene Brives, liderança local e uma das depoentes da sessão, os atingidos não são contra o fornecimento de água. No entanto, ao invés da barragem ela também aponta a recuperação da produção de água da bacia como alternativa. “Entendemos que a floresta é uma grande represa de água e propomos ações como o reflorestamento, recuperação de mata ciliar e de nascentes, educação ambiental, saneamento básico, investimento em agroecologia e obras de contenção de erosão”, disse.

Na sessão as famílias também irão solicitar o cancelamento do projeto da barragem, entendendo que não pode ser levado a diante com tantas irregularidades e insuficiências, e a criação de uma Política Estadual de Direitos para os atingidos por barragens a fim de que no estado do Rio de Janeiro tenham algum amparo legal frente aos impactos como o da barragem do Guapiaçu.

Resistência das famílias

Mesmo com o projeto suspenso desde maio de 2014, os técnicos do Instituto Estadual do Ambiente estiveram nas comunidades atingidas no último dia 30 e não foram bem recebidos. Suspeitando que um dos objetivos da visita era avançar nos laudos para liberação do licenciamento ambiental, os agricultores impediram o acesso da equipe.

Para os atingidos, o gesto foi recebido como uma quebra de acordo, no qual André Correa se comprometeu em não gastar nem um centavo do orçamento em cimento enquanto não tivesse equacionado a situação das pessoas que moram na região.

“Mais uma vez o governo do estado do Rio de Janeiro tem se mostrado completamente despreparado para tratar dessa construção junto à população atingida. Fizemos um acordo, o secretário se comprometeu conosco e até agora nada foi indicado para as famílias. Sem um diálogo franco e sem nos apresentarem garantias, nós impediremos todas essas visitas técnicas”, argumenta Rosilene.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro