Trabalhadores realizam curso de Teologia Popular em MG

Em sintonia com o Papa Francisco, movimentos populares e pastorais discutem o compromisso com transformações profundas na sociedade Cerca de 60 pessoas organizadas em diversas pastorais e movimentos sociais do […]

Em sintonia com o Papa Francisco, movimentos populares e pastorais discutem o compromisso com transformações profundas na sociedade

Cerca de 60 pessoas organizadas em diversas pastorais e movimentos sociais do campo e da cidade participaram da primeira etapa do Curso de Teologia Popular que ocorreu entre os dias 13 e 15 de julho na Escola Família Agrícola de Jequeri – EFAJ, Zona da Mata de Minas Gerais.

Com o tema gerador O povo faz teologia, o curso teve como objetivo retomar os princípios da Teologia da Libertação e das experiências eclesiais e populares no Brasil e na América Latina, além do histórico e o pensamento social de grandes nomes da Igreja como Dom Luciano Mendes de Almeida. O pensamento e a prática proposta pelo Papa Francisco também foi aprofundado como inspiração tanto para cristãos quanto para militantes das mais diversas causas populares.

Para João Rezende, do Movimento Boa Nova, – MOBON, a Teologia Popular, esta que faz opção por uma teologia narrativa baseada na prática de Jesus que está nos evangelhos, é importante para que tenhamos uma Igreja junto dos empobrecidos. Uma Igreja “em saída”, “tenda de campanha”, como insiste o Papa Francisco.

“Retomando os passos da espiritualidade da libertação é preciso ter aquela santa indignação que questiona a sociedade, que não espera os milagres para resolver nossos problemas sociais. Tirar o pecado do mundo significa que Jesus vai até a raiz do que aflige a humanidade resumindo no que podemos chamar de injustiça”, comenta.

Uma inspiração para todos que buscam outra ordem social

Thiago Alves, militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), lembra que o curso está em sintonia com que o Papa Francisco afirmou de forma muito clara em seu discurso aos movimentos populares na Bolívia.

“O Papa conclama a todos a unir fé e vida, independentemente da crença, buscando profundas transformações estruturais em um sistema social e econômico que já é insuportável para todos. O que estamos fazendo é retomar este compromisso reunindo lideranças que há muitos anos já dedicam suas vidas em um esforço silencioso neste sentido. É preciso dar passos mais corajosos em direção daquilo que Francisco chama dos 3Ts: teto, terra, trabalho”, conclui.

Além deste debate, os participantes também conversaram sobre a energia no Brasil, um estudo inicial que apresentou informações básicas do modelo energético brasileiro, os desafios na construção de alternativas populares tendo como um dos eixos a luta contra as altas tarifas. A proposta é que no tempo-comunidade os participantes levem esta discussão para suas cidades e movimentos.

O Curso de Teologia Popular é uma iniciativa da Escola Nacional de Energia Popular – ENEP em parceria com o Movimento Eclesial Popular Evangélico – MEPE, MAB, MOBON, entre outras organizações e será realizado em quatro etapas de 6 em 6 meses com término previsto para janeiro de 2017.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro