Após bastante luta, famílias são indenizadas pela COPEL

Após um árduo processo de luta, que durou mais de um ano, famílias atingidas pelas enchentes ocorridas após a abertura das comportas da UHE Salto Caxias começam a receber indenizações […]

Após um árduo processo de luta, que durou mais de um ano, famílias atingidas pelas enchentes ocorridas após a abertura das comportas da UHE Salto Caxias começam a receber indenizações por parte da COPEL (Companhia Paranaense de Energia).

Hoje, ocorreu o pagamento de 36 famílias do município de Capitão Leônidas Marques, na última sexta feira foi feito o pagamento de 28 famílias de Nova Prata do iguaçu e 1 família de Santa Lucia, segunda será feito para mais 5 famílias de Boa Vista da Aparecida, terça para mais 22 famílias de Realeza e assim seguirá o cronograma até finalizar as 310 famílias atingidas.

Abertura das comportas

Em junho do ano passado, cerca de 300 famílias tiveram suas terras alagadas após a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica Governador José Richa, mais conhecida como Usina Hidrelétrica de Salto Caxias, localizada no município de Capitão Leônidas Marques, no estado do Paraná. Devido ao aumento do nível do Rio Iguaçu provocado pelas chuvas, a usina decidiu abrir todas as 14 comportas na noite do último domingo (08), alagando áreas dos municípios de Capanema, Nova Prata, Realeza, e as cidades da região do Baixo Iguaçu, sem nenhum tipo de aviso prévio.

Nossos direitos só a luta faz valer!

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro