Pressão adia votação que reduz participação da Petrobras no Pré-Sal

Os movimentos sociais e sindicais estiveram presentes na sessão do Senado Federal desta terça-feira (30) para pressionar os senadores a rejeitarem o projeto de lei que retira a obrigatoriedade de […]

Os movimentos sociais e sindicais estiveram presentes na sessão do Senado Federal desta terça-feira (30) para pressionar os senadores a rejeitarem o projeto de lei que retira a obrigatoriedade de participação mínima de 30% da Petrobrás na exploração do pré-sal, de autoria de José Serra (PSDB). A pressão popular contribuiu para que a votação, prevista para sessão de ontem, fosse adiada.

Na sessão, alguns integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e da Federação Única dos Petroleiros foram vestidos como personagens de Monteiro Lobato para lembrar a luta histórica dos brasileiros em defesa do petróleo e sensibilizaram os senadores. A maior parte dos senadores que falaram durante a sessão temática sobre o tema se colocou contra o projeto ou pediu mais tempo para analisar a proposta. Os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Roberto Requião (PMDB-PR) e até o ex-ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA) criticaram a proposta.

“Este projeto do ilustre senador José Serra vem junto com o projeto de terceirização do trabalho, a precarização do trabalho. Vem junto com o financiamento privado de campanhas eleitorais, a precarização do Parlamento, que se transforma num instrumento de grupos econômicos. Não temos mais partidos, temos bancadas de financiadores de campanha. E a precarizaçaõ do próprio Estado”, afirmou Requião.

Lindbergh Farias disse que a obrigatoriedade de participação de 30% da Petrobras nos consórcios de exploração do pré-sal não é um ônus para a companhia. Segundo ele, estudos apontam para a existência de 100 bilhões de barris de petróleo no pré-sal, o que pode gerar entre US$ 6,2 trilhões e US$ 30 trilhões, dependendo da variação do preço do produto no mercado internacional.

O projeto de José Serra (PLS 131/2015) entrou na pauta de votação em caráter de urgência, sem nem mesmo passar pelas comissões. A votação do projeto está prevista para hoje. O projeto retira a obrigatoriedade da Petrobras de participação mínima de 30% na exploração do Pré-Sal e a exclui como operadora única. “Esse projeto de José Serra é um ataque à soberania nacional, pois entrega na mão dos estrangeiros, em especial das petroleiras estadunidenses, esse bem estratégico para o desenvolvimento do nosso país. Quem perde é o povo brasileiro, que fica sem esse recurso para a saúde e a educação, e também a indústria nacional, pois a política de conteúdo nacional também está ameaçada”, afirmou Ivanei Dalla Costa, da coordenação do MAB.

*Com informações e imagem da Agência Senado

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro