Aumento de 15,32% nas contas de luz afetará 4,3 milhões de pessoas no Paraná

A partir de hoje (24 de junho), entra em vigor um aumento de 15,32% nas contas de luz das unidades consumidoras da COPEL (Companhia Paranaense de Energia), comandada pelo governo […]

A partir de hoje (24 de junho), entra em vigor um aumento de 15,32% nas contas de luz das unidades consumidoras da COPEL (Companhia Paranaense de Energia), comandada pelo governo do estado. Ao todo, 4,3 milhões de consumidores serão afetados.

O aumento foi aprovado pela ANEEL (Agência Nacional de energia Elétrica) na última terça-feira, dia 16. Para os consumidores residenciais, o aumento médio será de 15,09%, para a indústria o reajuste será de 15,61%.

Os consumidores da COCEL também sofrerão com um aumento de 19,86%, cerca de 47 mil unidades consumidoras serão afetadas. Para as residências, reajuste de 19,04%, para a indústria, 20,56%.  

No início deste ano, a ANEEL, por meio de uma “revisão extraordinária”, justificada pelas “despesas” ocorridas no setor elétrico, já havia anunciado um aumento de 38,9% nas tarifas da COPEL (e 34,6% para a COCEL). 

Lucro da COPEL

Este ano, a companhia, gerenciada pelo governo do estado do Paraná, registrou no quarto trimestre, um lucro estimado de R$271 milhões, um aumento de 52% no faturamento. A receita líquida chegou aos R$4,46 bilhões, um aumento de 82,6%. O aumento se deve em grande parte aos altos índices de reajustes tarifários ocorridos nos últimos períodos.

O MAB, mais uma vez denuncia:

O preço da luz é um roubo!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro