No Maranhão, MAB alfabetiza atingidos através do método Paulo Freire
Nesta 7ª etapa, são 45 turmas distribuídas nos municípios de Timon, Parnarama, Matões e São Francisco do Maranhão. Essas cidades serão atingidas pela construção de projetos hidrelétricos. Histórico Em 2014, […]
Publicado 22/06/2015
Nesta 7ª etapa, são 45 turmas distribuídas nos municípios de Timon, Parnarama, Matões e São Francisco do Maranhão. Essas cidades serão atingidas pela construção de projetos hidrelétricos.
Histórico
Em 2014, o Maranhão passou a fazer parte das áreas de abrangência do Projeto Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA-Brasil), desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire (IPF) em parceria com a Petrobras, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e com o apoio do Ministério da Educação (MEC).
O Projeto tem como objetivo contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil, por meio de uma pedagogia de inclusão e de conscientização, tendo como referência os estudos educacionais do educador Paulo Freire (1921-1997).
No estado do Maranhão, o MOVA-Brasil conta com a articulação e o apoio do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) que, no ano de 2014, articulou e coordenou 30 turmas de alfabetização, nos municípios de Timon e Parnarama, com mais de 600 educandos (as), no total.
O Maranhão é um dos estados que apresenta um dos maiores índices de analfabetismo. Segundo o IBGE (2013), cerca de 20,84% da população maior de 15 anos é analfabeta, é também um dos estados mais desiguais do Brasil.
Nesta 7ª etapa, houve um aumento no número das turmas, são 45 turmas distribuídas nos Municípios de Timon, Parnarama, Matões e São Francisco do Maranhão, que ficam localizados na região do médio Parnaíba e que, portanto, serão atingidos direta ou indiretamente com a construção de projetos hidrelétricos. São Francisco é um destes municípios ameaçados com a construção das Barragens Estreito e Castelhano, que atingirá cerca de 3 mil famílias, entre elas ribeirinhas, meeiras, assentadas, comunidades quilombolas e extrativistas.
Nos municípios citados, o índice de analfabetismo é altíssimo, sendo que, das 4 cidades atendidas, 3 delas, Parnarama, Matões e São Francisco, estão entre as 20 cidades do Maranhão que apresentam maior número de analfabetas (os): São Francisco com 35,77%, Parnarama 34,62%, Matões 35,40% e Timon 16,05%.
São regiões conhecidas tanto pela demanda de analfabetas (os), como também pela precariedade nas políticas públicas. Comunidades onde ainda não há energia ou quando há é de péssima qualidade e serve só para o consumo doméstico. São regiões de muito potencial produtivo, porém, não há investimento por parte do poder público, ressalta Dalila Calisto, assistente pedagógica do Projeto e militante do MAB.
Iniciando o segundo ano de Projeto no estado do Maranhão
Durante os dias 8 a 12 de Junho foi realizada a formação inicial dos educadores e educadoras do Projeto MOVA-Brasil. A formação aconteceu no Hotel Fazenda Portal da Amazônia, km 19, BR 316, que fica localizado no Povoado Batalha, zona rural de Timon, Maranhão.
O encontro foi iniciado no dia 8 de Junho, por volta das 8h, e contou com a participação de mais de 50 pessoas, onde foram discutidas questões, como: o que é o Projeto MOVA-Brasil, os seus objetivos e metas, a sua metodologia, como também, como se deu a articulação política das turmas e a consolidação do MAB na região.
O segundo dia (09/06) foi iniciado com a análise da conjuntura geopolítica, com interface na luta dos atingidos e atingidas por barragens. O momento contou com a participação de José Josivaldo, Militante da Coordenação Nacional do MAB e Articulador social do Projeto que ressaltou a importância política e pedagógica da Educação em Paulo Freire.
O (a) educador (a) deve ser, sobretudo, um grande lutador contra todas as opressões cometidas. Paulo Freire vai sempre nos dizer isso. Ele (a) tem que saber cativar, convencer a cada dia. O (a) educando (a) têm consciência da vida, mas não têm consciência de classe, e alfabetizar também é fazer a luta política porque além de aprender a ler, o (a) educando (a) aprenderá também a discernir qual a sua tarefa política diante da vida, disse.
Dando continuidade, foi organizado um círculo de cultura para debater sobre o significado da educação popular, como um instrumento que possibilita mobilizar, organizar e capacitar o povo. Em seguida, foi explicitado o que é leitura de mundo e como se dá esse processo no contexto da alfabetização. Após as explanações, os participantes se reuniram em grupos de 7 pessoas para realizar uma oficina sobre o estudo da realidade local por meio da representação de um mapa e com recorte de imagens. Ao retornar a plenária, cada grupo apresentou-se, destacando a realidade do seu município, no que diz respeito aos aspectos político, social, cultural, socioeconômico e socioambiental. Dentre os principais pontos discutidos nos grupos, com relação a realidade dos municípios de Timon, Parnarama, Matões e São Francisco do Maranhão que, por sua vez, farão parte do Projeto nesta etapa, destaca-se, de modo geral:
– Dimensão Social: O ensino regular funciona, em sua maioria, com turmas multisseriadas, há o fechamento de muitas escolas e o transporte escolar em muitas, ainda, é no carro pau de arara; alto número de famílias sem moradia; o serviço de transporte público é precarizado (geralmente, só uma empresa comanda os serviços); em muitas comunidades não há postos de saúde nem agente comunitário de saúde. A maioria das comunidades que possuem energia elétrica é só para o consumo doméstico, não serve para a produção, há outras que ainda não possuem luz elétrica.
– Dimensão Cultural: Forte expressão das diversas manifestações culturais tradicionais: bumba meu boi, festas juninas, reisados, divindades, dança baião, culto ao divino, festa do cuscuz; forte presença de traços de misticismo, como: superstições ou crendices populares; sincretismo religioso: candomblé, umbanda, catolicismo e um aumento significativo de igrejas evangélicas.
– Dimensão Política: Predomina-se o monopólio político, isto é, apenas duas famílias revezam o poder municipal. O modo de organização das famílias é principalmente via associação e sindicato. Nos últimos anos, o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) tem iniciado a sua base organizativa na região.
– Dimensão Socioeconômica: extração do coco babaçu e do buriti, agricultura (plantação de mandioca, milho, arroz, feijão, etc), pecuária e expansão do comércio. Todas as regiões possuem um alto potencial produtivo.
– Dimensão Socioambiental: Desmatamento (derrubada ilegal da madeira); instalação de projetos do capital, como a empresa Suzano Celulose; falta saneamento básico (sem esgoto e em muitas comunidades não há tratamento adequado da água). Todas as cidades mencionadas fazem parte da bacia do Rio Parnaíba.
Para finalizar o estudo sobre a leitura do mundo, foi realizada uma outra oficina, que trata do 2º passo da leitura do mundo, que é a saída a campo. A atividade foi realizada nos arredores do Hotel Fazenda, no Povoado Batalha.
Nos dias posteriores da formação foi dado continuidade aos demais pontos da pauta, dentre eles:
– Realização de oficinas pedagógicas sobre oralidade, leitura, escrita e etnomatemática com base nos estudos de Maria Aparecida Damasceno Netto de Matos, Sírio Possenti, Emília Ferreiro, Magda Soares e Ubiratan D’ Ambrósio;
– Realização da oficina sobre a concepção de Avaliação do Projeto, com fundamento nos estudos de Cipriano Luckesi;
– Estudo sobre o fluxo e o acompanhamento do processo pedagógico;
– Oficina formativa I em diálogo com os temas transversais do Projeto: Equidade de gênero e questões étnico-raciais;
– Oficina formativa II sobre a problemática da Água e energia;
– Construção do planejamento semanal;
Para encerrar a formação, foi realizada uma mística final, que chamou todos (as) a refletir sobre o que fazer individual e coletivo, isto é, o desafio que todos e todas terão adiante e o quanto isto nos torna além de educadores, seres militantes de uma causa, que é a educação popular. A mística iniciou com a leitura do poema Resolução de Bertold Brecht e encerrou com a apreciação da música Coração Civil de Milton Nascimento.