Norte Energia age com truculência contra atingidos por Belo Monte

Na tarde de ontem (21/04) a Norte Energia, dona de Belo Monte, causou confusão ao tentar impedir com truculência que um morador da rua Bomfim, no Bairro Boa Esperança (Altamira-PA), […]

Na tarde de ontem (21/04) a Norte Energia, dona de Belo Monte, causou confusão ao tentar impedir com truculência que um morador da rua Bomfim, no Bairro Boa Esperança (Altamira-PA), reformasse um pequeno barraco.

O local está na área prevista para o lago da hidrelétrica, de onde as famílias terão de ser removidas. Os moradores de lá, no entanto, ainda não tem garantia de receber uma nova casa.

A empresa esteve representada nessa ação por um funcionário apresentado como João Batista, um guarda particular e um policial militar, de acordo com os moradores.

“Foi uma ação abusiva, o policial que estava à paisana entrou na casa e avisou ao morador que se ele não desfizesse o barraco ele mesmo iria derrubar”, informa uma testemunha que não vamos identificar por medo de represálias.

Logo formou-se uma aglomeração de moradores pra ajudar àquele que estava sofrendo pressão da empresa. O policial, ao ver que um adolescente estava filmando com celular a ação, tomou o aparelho da mão do rapaz e jogou no meio do água do igarapé (VEJA NO VÍDEO ESTE MOMENTO).

Quando os moradores foram até a delegacia fazer uma denuncia contra a ação, o policial e funcionário da empresa já estavam lá. Um dos moradores relata que o representante da empresa os ameaçõu, dizendo que, se tivessem alguma filmagem, que apagassem e não fizessem a denúncia, pois a Norte Energia daria fim no cadastro deles e ninguém teria indenização alguma, ou seja, seriam expulsos sem nenhum direito.

Essa atitude da Norte Energia é só mais um episódio de violação de direitos dumanos que vem ocorrendo contra os atingidos por Belo Monte em Altamira e região.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro