“Não temos apenas tetas, mas cabeça e força para conduzir o que queremos”

Cerca de 300 mulheres de diversos países da América Latina e Caribe participam hoje e amanhã (12 e 13) da 5ª Assembleia das Mulheres da CLOC – Via Campesina, que […]

Cerca de 300 mulheres de diversos países da América Latina e Caribe participam hoje e amanhã (12 e 13) da 5ª Assembleia das Mulheres da CLOC – Via Campesina, que tem como lema “Sem feminismo não há Socialismo”.

da Comunicação da CLOC – Via Campesina

“Somos 70% da população mundial e somos as primeiras produtoras de alimentos do planeta. Temos que saber disso, companheiras.” Com estas palavras, a zimbabuense Elizabeth Mpofu, da Secretaria política da Via Campesina Internacional, deu as boas vindas às centenas de mulheres camponesas que participam da 5° Assembleia das Mulheres da Coordenação Latinoamericana das Organizações do Campo (Cloc), na cidade de Buenos Aires, na Argentina.

Com uma história carregada de repressão e agressões por ser mulher, Elizabeth não pôde estudar, já que “sempre tinha que estar fazendo minhas tarefas de casa, e não podia me juntar com outras mulheres. Esta seguramente é a história de muitas das que estão aqui”.

Durante dois dias, cerca de 300 camponesas de diversos movimentos sociais do campo de toda a América Latina trazem o lema “Sem Feminismo não há Socialismo”, e debatem os desafios das mulheres camponesas frente ao agronegócio e a luta contra o sistema patriarcal.

Desde o 3° Congresso da Cloc as mulheres começaram a exigir que este espaço também expressasse a luta cotidiana e particular das camponesas. Ao estarem à frente da luta em seus territórios, também era preciso de um espaço autorganizado para que se encontrassem e debatessem suas especificidades.

“Também estamos aqui para conduzir e dizer que não temos apenas tetas, mas cabeça e força para conduzir o que queremos”, enfatizou a argentina Deolinda Carrizo, do Movimiento Nacional Campesino Indígena (MNCI)

Para ela, as mulheres não são apenas “cotas, somos também sujeitos dessa sociedade que queremos transformar e que estamos construindo; justa para todos e todas.”

Capitalismo e patriarcado

A naturalização entre o que é ser mulher e o que é ser homem seria a primeira coisa a se perguntar quando se fala sobre o tema do capitalismo e patriarcado, segundo Nalu Faria, da Marcha Mundial das Mulheres.

“Houve uma construção histórica, o que vivemos como desigualdade, como subordinação, como violência sobre as mulheres é parte da história de como as relações foram sendo construídas, por isso elas são passíveis de mudança”, acredita.

Como exemplo, Nalu trabalha a questão da maternidade. Segundo ela, por mais que seja algo que a maioria das mulheres desejem, nem todas querem ser mães. Porém, a sociedade vive afirmando a necessidade das mulheres serem mães, mas quando recusam a maternidade, dizem que algo está errado. “Nós aprendemos também que a sexualidade não tem que estar em função da maternidade, mas que as mulheres têm desejos sexuais”.

Nalu também fez questão de desconstruir a concepção que propaga que mulheres não tem participação nos espaços de luta dos movimentos sociais. “Uma coisa que desnaturalizamos é que a mulher não gosta de participar dos espaços. Fomos descobrindo justamente o contrário, que as mulheres estão presentes e estiveram presentes em todas as lutas dos povos. E muitas vezes quando as mulheres não se fazem presentes, não é porque não querem, mas porque de alguma maneira são impedidas de participar”.

Para ela, o capitalismo aprofundou esta divisão do trabalho, por isso sem o desmantelamento do patriarcado não é possível acabar com o capitalismo, “porque o capitalismo não está estruturado apenas numa divisão social do trabalho, mas também numa divisão sexual do trabalho”.

A 5° Assembleia das Mulheres da Cloc segue nesta segunda-feira (13). No dia seguinte, cerca de mil delegados de diversos movimentos sociais do campo da América Latina realizam a abertura do 6° Congresso Continental da Cloc, que será finalizado na próxima sexta-feira (17). 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro