Manifestações já acontecem em diversos estados neste dia 13

Em diversas partes do país desde o início desta manhã (13) já acontecem manifestações em defesa à Petrobras, os direitos trabalhistas e pela Constituinte do Sistema Político. Ceará Mais de […]

Em diversas partes do país desde o início desta manhã (13) já acontecem manifestações em defesa à Petrobras, os direitos trabalhistas e pela Constituinte do Sistema Político.

Ceará

Mais de 1000 pessoas lotam a Praça da Imprensa, no centro de Fortaleza. Estão mobilizados integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens, dos Sem Terra, do Levante Popular da Juventude, lideranças de movimentos urbanos, de partidos políticos e diversas centrais sindicais. Em seguida eles partem em marcha para a Assembleia Legislativa. Os manifestantes convocam o povo para ocupar as ruas em defesa da soberania nacional.

Rio de Janeiro

Na cidade Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, centenas de integrantes do MAB, MST, sindicatos e organizações políticas realizaram um “trancaço” nesta manhã na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), bloqueando todos os portões e entradas da empresa.

A atingida por barragem Rosilene Brives, disse que mesmo que sendo agricultora veio participar da manifestação em defesa da Petrobrás. “Nós viemos de Cachoeiras de Macacu porque entendemos a importância de defendermos a Petrobrás como uma empresa brasileira que pode melhorar a educação e a saúde para o povo pobre. Se privatizarem, como quer a direito, essa riqueza nunca seria para nós trabalhadores”, argumentou.

Minas Gerais

Mais 3.000 mil pessoas marcharam na BR 381 na manhã desta sexta-feira na cidade Betim, em Minas Gerais. A ação reuniu dezenas de organizações sociais entre centrais sindicais, movimentos populares, indígenas, estudantes e petroleiros.

Para Joceli Andrioli, da coordenação nacional do MAB, o ato de hoje é o início de uma grande jornada em defesa da democracia e contra o retrocesso. “A Petrobras responde por 14% da riqueza produzida no Brasil, é uma indutora fundamental do nosso desenvolvimento. Não permitiremos que setores reacionários agitem o golpe ao mesmo tempo em que atacam a principal empresa do país, patrimônio do povo brasileiro”, afirma. Ao final do ato, os manifestantes cantaram em coro o Hino Nacional.

Piauí

Em Teresina, por volta das 7h da manhã de hoje (13), cerca de 200 pessoas ocuparam a sede da CESPISA/ELETROBRAS para reivindicar a melhoria no acesso e qualidade da energia elétrica na região. Atualmente, o sistema de distribuição de energia no Piauí é um dos piores serviços do Brasil.

No final da tarde, os manifestantes irão para  a Praça Afonso Arinos, símbolo da luta pela criação da Petrobras, de onde depois seguirão pelas ruas do centro de Belo Horizonte.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro