Líderes convocam o povo às ruas para defender a Petrobrás

“Vamos defender a Petrobrás, o que significa defender a democracia”, afirmou o presidente Lula durante ato que ocorreu nesta terça-feira (25), na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro.  […]

“Vamos defender a Petrobrás, o que significa defender a democracia”, afirmou o presidente Lula durante ato que ocorreu nesta terça-feira (25), na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro. 

Na noite de ontem (24) um grande ato lançou nacionalmente a mobilização em defesa da Petrobrás através da mensagem Defender a Petrobrás é defender o Brasil! O ato, organizado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), aconteceu na Associação Brasileira de Imprensa e reuniu cerca de 1000 pessoas entre intelectuais, artistas, lideranças políticas, sindicais e de movimentos sociais, além de centenas de trabalhadores da Petrobrás.

O ato foi marcado por falas que expressaram o orgulho da empresa que representa 13% do PIB brasileiro. As manifestações também marcaram a defesa da Reforma Política e conclamaram a população para sair às ruas em defesa da empresa no próximo dia 13 de março.

Segundo o coordenador geral da FUP, José Maria Rangel, com a mobilização, quer-se chamar a atenção do que representa a Petrobrás para a sociedade, para o cidadão brasileiro. Segundo ele, desde a sua fundação, a empresa foi colocada de lado por uma parcela da sociedade, mas outra parcela construiu a empresa que hoje é o orgulho dos brasileiros. “E como ela é hoje operadora única do pré-sal, quem tem petróleo tem poder, pois poucas empresas no mundo tem reservas de petróleo comprovadas como a Petrobrás tem. Então quem está por trás destes ataques são grandes empresas transacionais”, afirmou.

João Pedro Stédile falou em nome dos movimentos sociais camponeses e anunciou aos petroleiros e ao povo brasileiro que os movimentos marcharão para o que der e vier, não só porque a Petrobrás é uma empresa pública, mas porque a Petrobrás é a zeladora constitucional da maior riqueza que o povo brasileiro ainda tem para pensar um projeto de desenvolvimento da nação. “É a única forma de rompermos os grilhões do imperialismo e construirmos uma economia brasileira a serviço do povo”, disse.

Segundo ele, o que está em jogo neste momento é lei da Partilha e quem ficará com a riqueza do petróleo e do gás. “A burguesia internacional não permite que essa riqueza vá para a educação e para a saúde, então as aves de rapina do norte, americanas e inglesas, querem abocanhar o pré-sal, querem privatizá-lo, e para isso estão usando os tucanos brasileiros. Por isso, o senador Aloizio Nunes já encaminhou ao senado um projeto para romper a lei da Partilha”.

Stédile falou também falou sobra a importância da reforma política e da mobilização popular para impedir que o ataque à Petrobrás avance. “Nós ganhamos as eleições nas urnas e eles agora nos derrotaram no congresso e na mídia. Nós só temos uma forma de voltar a derrotá-los, é nas ruas. E se nós não formos para as ruas, a burguesia se voltará cada vez mais contra nós!”, finalizou.

O ex-presidente Lula também esteve presente e disse que está pronto para ir para as ruas defender a Petrobrás, defender a reforma política e a democracia. “Sou filho de uma mulher analfabeta, de um pai analfabeto. E o mais importante legado que minha mãe deixou foi o direito de eu andar de cabeça erguida e ninguém vai fazer eu baixar a cabeça neste país. Honestidade não é mérito, é obrigação. Eu quero paz e democracia, mas se eles querem guerra, eu sei lutar também”, desafiou.

Durante o ato, Lula comparou o atual momento político pelo qual passa o país com o período imediatamente posterior à instalação da ditadura militar no Brasil, em 1964.

“Percebo que eles continuam fazendo hoje o que sempre fizeram antes. A ideia básica é criminalizar antes, tornar bandido antes, antes de ser investigado e julgado. É criminalizado pela imprensa e começa o processo pela sentença. O problema sério é que se eu conto uma inverdade muitas vezes, ela vira verdade para milhões de pessoas. A tal da teoria do domínio do fato, eu não tenho que saber se você cometeu um crime, mas se você é o chefe, então você cometeu. É um pressuposto”, afirmou. “No caso da Petrobras, se parte do pressuposto de que tem que acabar com a Petrobras e criminalizar a política”, disse.

“Nossa companheira Dilma tem que deixar a Petrobras para a Petrobras, as investigações para o ministro da Justiça. A Dilma tem que lembrar que ganhou eleição, levantar a cabeça e cuidar do país. Ela não pode dar trela. Nós ganhamos as eleições e parece que temos vergonha de ter ganhado”, afirmou. “Vamos defender a Petrobras, que significa defender a democracia”, finalizou o ex-presidente. 

O ato se encerrou com um grande chamamento para as grandes mobilizações que irão ocorrer nas capitais e nas principais cidades onde a Petrobrás atua no dia 13 de março.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro