Atingidos por Belo Monte pressionam Norte Energia

Após muita cobrança, os moradores do bairro Independente II, conseguiram fazer com que a Norte Energia e a prefeitura de Altamira comparecessem a audiência pública no próprio bairro. O bairro […]

Após muita cobrança, os moradores do bairro Independente II, conseguiram fazer com que a Norte Energia e a prefeitura de Altamira comparecessem a audiência pública no próprio bairro. O bairro está abaixo da cota 100m, região que será atingida diretamente pelo lago de Belo Monte, no entanto, a Norte Energia não considerava esse bairro como atingido, fato que despertou muita preocupação e aflição as mais de 200 famílias que moram nessa localidade.

A audiência, que reuniu cerca de 500 moradores, aconteceu na noite dessa segunda feira (23) e é o resultado das lutas que os moradores do bairro vem fazendo nos últimos meses, cuja principal mobilização foi a ocupação do escritório da Norte Energia e da Prefeitura Municipal de Altamira no final de janeiro.

Na audiência de ontem, a prefeitura responsabilizou completamente a Norte Energia pelo impacto no Independente II. Segundo o vice prefeito, Joel Mendes, “de quem é a obra? A obra é da Norte Energia, ela que se responsabilize”. O secretário de administração, Fabiano Bernardo, enfatizou que “a cota 100m só passou a existir depois que a Norte Energia veio pra Altamira, antes disso não tinha.”

A Norte Energia, representada pelo gerente de realocação fundiária Amauri Daros, insistiu em argumentar que a responsabilidade de resolver os problemas desses moradores deve ser compartilhada entre Norte Energia e prefeitura, e que apresentará um projeto de engenharia junto ao poder público no dia 03 de março para tentar solucionar o mais rápido possível o problema denunciado.

Os moradores saíram animados da audiência. Segundo a moradora Elaine “por mais que eles tenham vindo aqui sem uma resposta concreta, foi importante porque, se eles vão discutir uma proposta de projeto para o bairro, é porque agora eles passaram nos considerar como atingidos, e isso, por mais pequeno que ainda seja, é uma conquista importante da organização dos moradores junto ao MAB”.

Foi marcada uma nova audiência pública para o dia 06 de março para que a empresa e o órgão público municipal levem a resposta aos moradores, mas as famílias já deixaram claro que não aceitarão qualquer projeto.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro