Atingidos conquistam reparação das perdas no Paraná

Após muitas lutas e reuniões desde o início de junho deste ano, finalmente os atingidos pelas enchentes do rio Iguaçu, no sudoeste do Paraná, estão sendo ressarcidos das perdas e […]

Após muitas lutas e reuniões desde o início de junho deste ano, finalmente os atingidos pelas enchentes do rio Iguaçu, no sudoeste do Paraná, estão sendo ressarcidos das perdas e danos ocasionados na época, quando mais de 300 famílias tiveram suas terras alagadas após a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Salto Caxias, localizada no município de Capitão Leônidas Marques.

Devido ao aumento do nível do Rio Iguaçu provocado pelas chuvas, a usina decidiu abrir todas as 14 comportas na noite do dia 08 de junho, alagando áreas dos municípios de Capanema, Nova Prata, Realeza, e as cidades da região do Baixo Iguaçu.

Em reunião realizada em meados de outubro, foi acordado um Termo de Ajuste de Conduta entre a Copel e a Defensoria Pública do estado do Paraná, onde estabelece prazos e valores a serem repassadas as famílias atingidas. Os valores serão balizados pelo cadastro realizado pela Defesa Civil de cada município e o levantamento preliminar aponta aproximadamente 360 famílias atingidas pela enchente.

A Copel iniciou no último dia 20 de outubro o levantamento de campo com uma equipe técnica a fim de efetuar a pericia com laudo para formalizar o valor a ser repassado na seqüência a cada família.

O atingido Ailton Padilha fala com alegria: “Somente após muita cobrança foi possível estabelecer este acordo que é nada mais justo a Copel se sensibilizar e assumir a responsabilidade pelos danos que causou a todo esse pessoal aqui dos municípios”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro