Ato reuniu diversas entidades e movimentos sociais para alertar sobre a crise hídrica do Rio São Francisco
Publicado 20/10/2014 - Atualizado 16/02/2025



No último dia 17 de outubro cerca de 5 mil pessoas fizeram uma grande marcha em defesa do Rio São Francisco. Participaram entidades, escolas, dioceses e vários movimentos sociais, entre eles o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). O Ato, denominado “Meu Velho Chico, vamos lhe dar um gole d’água”, foi iniciado no centro do município de Bom Jesus da Lapa (BA) e seguiu em caminhada até a ponte sobre o rio.
O trânsito foi interrompido por duas horas para mostrar às autoridades a real situação do Rio São Francisco que é crítica. “Afirmamos que é importantíssimo fazer a luta no dia-a-dia em defesa do rio que mesmo nessa situação mantém a vida de muitos ribeirinhos e ribeirinhas” afirmou Temoteo Gomes, da coordenação do MAB.
Segundo ele, esta situação é causada não apenas pela falta de chuvas, mas principalmente pelo avanço do agronegócio e do hidronegócio para aumentar o lucro das grandes empresas. “Mas a população continua em luta em defesa da vida e nós seguiremos em marcha”, finalizou Temoteo.
Confira a Carta aberta a Sociedade e às Autoridades produzida para o Ato Público.
