Seminário discute água como um direito em Marabá

Aconteceu nessa quinta-feira (16 de outubro) o seminário “Defender a Água e o Saneamento como Direitos Humanos Fundamentais”, em Marabá (PA). A atividade foi organizada pelo MAB com a participação de professores […]

Aconteceu nessa quinta-feira (16 de outubro) o seminário “Defender a Água e o Saneamento como Direitos Humanos Fundamentais”, em Marabá (PA). A atividade foi organizada pelo MAB com a participação de professores da Bahia, São Paulo e Brasília. Participaram da atividade 130 pessoas. 

Como resultado do seminário, foi constituido um Fórum Popular em defesa da Água Pública, que reune mais de 20 organizações, incluindo o MAB, Sindicato dos Urbanitários, setores da Igreja, assoiações de bairros, Levante popular da Juventude, Movimento dos Atingidos por Mineração,  MST, entre outras.

Os movimentos sociais estão denunciando a tentativa da prefeitura de Marabá de privatizar o serviço de água. A Odebrech tem interesse na concessão da água e do saneamento, nesses e em outros municípios do estado do Pará, o que lhe garantiria a concessão por 35 anos. A empresa já tem a concessão em 52 municípios no estado do TO e 5 no estado do PA.

Veja programação da atividade no folder em anexo.

Conteúdo relacionado
| Publicado 20/10/2014 por Coletivo de Comunicação MAB BA

População marcha em defesa do São Francisco na Bahia

Ato reuniu diversas entidades e movimentos sociais para alertar sobre a crise hídrica do Rio São Francisco