Plataforma Operária e Camponesa para a Energia relata avanços e conquistas no CONFUP

O coordenador geral da FUP, João Antônio de Moraes, e o coordenador nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens, José Josivaldo Alves de Oliveira, participaram na tarde de ontem (14), […]

O coordenador geral da FUP, João Antônio de Moraes, e o coordenador nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens, José Josivaldo Alves de Oliveira, participaram na tarde de ontem (14), no 16º Confup, da mesa sobre a experiência da Plataforma Operária e Camponesa para a Energia. Ambos destacaram a importância estratégica da organização, que conseguiu, nos últimos anos, ampliar a interlocução com o governo federal e com a sociedade sobre a política energética.

Para o coordenador do MAB, José Josivaldo, a escolha do Movimento por participar da Plataforma, formada em 2010, foi consequência do amadurecimento da ideia de que o problema energético do país não é de matriz, mas de modelo.

Ele afirma que a opção privatista dos anos 90 acabou por provocar impactos sociais que geraram o movimento, tornando necessária a articulação entre os trabalhadores do setor de energia e as famílias atingidas por barragens. “Ao desenvolver o setor elétrico, o Brasil foi formando um mundo de injustiças”, afirma.

As propostas dos trabalhadores e dos movimentos sociais para o setor energético estão em debate neste ano. As discussões começaram em um seminário nacional, em Belo Horizonte, nos dias 19 e 20 de maio. Seminários regionais estão previstos ainda para agosto e setembro nas regiões Norte (Belém), Nordeste (Recife), Sudeste (Rio de Janeiro) e Sul (Florianópolis).

Com informações do Sindipetro-NF

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro