Via Campesina do RS apresenta Plano de Agricultura para governo de Tarso Genro

Na ultima terça-feira (12), uma comissão com 150 trabalhadores e trabalhadoras da Via Campesina participaram de um Ato político com o candidato a reeleição ao governo do Rio Grande do […]

Na ultima terça-feira (12), uma comissão com 150 trabalhadores e trabalhadoras da Via Campesina participaram de um Ato político com o candidato a reeleição ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), para a entrega do “Programa Camponês e Abastecimento Popular”, proposta da Via Campesina para a agricultura camponesa no estado. A atividade ocorreu em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no município de Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre (RS).

Segundo o representante da Via Campesina e militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Marco Antonio Trieiveiler, a proposta apresentada propõe a consolidação de um Programa de produção e consumo de alimentos saudáveis e a criação de um mercado socialmente regulado.

“Trata-se de articular uma visão de conjunto para a produção camponesa com a classe trabalhadora na cidade, tendo como eixo estruturante a produção e o consumo de alimentos saudáveis, bem como, a constituição de um mercado socialmente regulado e a criação de outras instituições em vistas da concretização plena desta plataforma política”, afirma o documento entregue ao candidato.

Para a realização do programa, a Via Campesina exige a criação de uma empresa pública de alimentos, um instituto de terras para acelerar o processo de Reforma Agrária no estado e a continuidade do Programa Camponês, centrado na produção de alimentos saudáveis e comercialização direta com os trabalhadores, principalmente com as cooperativas de metalúrgicos.

Se eleito, os camponeses reivindicam que as propostas sejam incorporadas no próximo plano de governo de Tarso Genro. 

 

Com informações do MST

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro