MAB realiza formação com coordenadores de grupos de base no RS

Nos dias 03 e 04 de julho, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou um encontro de formação com coordenadores e coordenadoras dos grupos de base  dos municípios de […]

Nos dias 03 e 04 de julho, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou um encontro de formação com coordenadores e coordenadoras dos grupos de base  dos municípios de Pinhal da Serra, Esmeralda, Vacaria, Lagoa Vermelha, Sananduva e Machadinho, no Rio Grande do Sul. O objetivo da atividade é fortalecer a organização dos grupos de base, que são o alicerce do Movimento.

Vários temas foram discutidos com as 40 coordenadoras e coordenadores dos grupos de base, com destaque a importância da produção de alimentos saudáveis nas áreas de reassentamentos e comunidades. Neste momento de implantação do Plano Camponês foi colocado como prioridade a recuperação do solo das famílias através do uso de técnicas agroecológicas como pó de rocha, adubo orgânico e adubação verde.  Estiveram em pauta também temas como a luta pela Terra e  a luta contra os aumentos no preço da luz elétrica.

Estiveram presentes contribuindo no debate o dirigente e engenheiro agrônomo Marcelo Leal, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), o coordenador regional Luiz Carlos Scapinelli, as engenheiras agrônomas Emanuelle Magiero e Agda Regina Yatsuda Ikuta.   Importante salientar que o encontro faz parte de um projeto de parceira entre a ADEVINVARU/MAB/SDR.

Como encaminhamento foi programado a realização de um dia de campo com objetivo de conhecer na prática algumas técnicas agroecológicas, bem como a definição de se fazer um roteiro de reuniões nas comunidades que buscará atingir 600 famílias participantes do Plano Camponês.

Reforma Política

Na quinta feira à noite, com a participação do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) de Caxias do Sul, do Levante da Juventude, de representantes das associações de bairros e de partidos políticos, foi realizado um amplo debate  sobre a importância e  envolvimento da região serrana no Plebiscito Popular  por uma constituinte  exclusiva e soberana para mudar o sistema político brasileiro.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro