Transamazônica discute plebiscito popular

Nos dias 31 de maio e primeiro de junho, aconteceu o seminário regional do Plebiscito Popular em Brasil Novo, Transamazônica, Pará, com presença de 36 pessoas de cinco municípios (Placas, […]

Nos dias 31 de maio e primeiro de junho, aconteceu o seminário regional do Plebiscito Popular em Brasil Novo, Transamazônica, Pará, com presença de 36 pessoas de cinco municípios (Placas, Medicilândia, Brasil Novo, Altamira e Anapu) e de 5 diferentes organizações (Comissão Justiça e Paz, Movimento dos Atingidos por Barragens, Levante Popular da Juventude, Movimento de Mulheres Altamira e igreja).

A análise de conjuntura mostrou a papel do Brasil e particularmente do Pará na macroeconomia. No Xingu está se implantando uma das maiores hidrelétricas do mundo, a Belo Monte, com seu rastro de destruição. Existem muitos outros projetos de barragens, entre os quais no Tapajós. A exploração de minério está se intensificando. Está se implantando toda uma infraestrutura para o Capital, que envolve portos, rodovias, ferrovias e hidrovias. De 2012 a 2016, serão investidos pelos menos 150 bilhões nessas iniciativas. Nessa conjuntura, o papel dos movimentos populares e das entidades combativas é fundamental para a resistência e avanço dos direitos do povo e da classe trabalhadora.

Os participantes debateram os limites da democracia brasileira, a configuração do congresso – com pouquíssima presença de negros, jovens, mulheres – e a importância de uma constituinte soberana para a reforma do sistema político no país. Por fim, fizeram um planejamento por município, levantando as organizações municipais e a metodologia de massificação da nossa proposta de trabalho.

Jackson, militante do MAB e um dos articuladores do Plebiscito, disse que ‘apesar das distâncias entre os municípios na Transamazônica, a participação foi muito boa. Esse Seminário vai ajudar a massificar a proposta em toda a região’. Disse ainda que ‘o Plebiscito é um instrumento importante para mudar a realidade do Xingu e  da Transamazônica, onde historicamente o povo fica abandonado, fortalecendo a luta unitária’.

Ficou marcada uma próxima assembleia do Plebiscito Popular para os dias 16 e 17 de agosto, em Brasil Novo. E no dia 11 de junho todos os motivadores do Plebiscito Popular no Pará estarão em Belém, quando haverá uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Pará – ALEPA e a fundação do Comitê.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro