Em Itaituba, manifestação cobra melhorias no Programa Luz para Todos

Os atingidos pelas barragens do rio Tapajós organizados no MAB, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaituba, Trairão e Rurópolis, a CPT e Fetagri estiveram mobilizados nos dias […]

Os atingidos pelas barragens do rio Tapajós organizados no MAB, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaituba, Trairão e Rurópolis, a CPT e Fetagri estiveram mobilizados nos dias 19 e 20 de maio em Itaituba, sudoeste do Pará. Na oportunidade, os manifestantes fizeram um debate sobre a situação do Programa Luz para Todos, que segundo eles, caminha de forma muito lenta em todo o estado do Pará, principalmente na região sudoeste, nos municípios de Itaituba, Jacareacanga, Aveiro, Trairão, Novo Progresso e Rurópolis.

Também foi elaborada uma carta apresentada para a Rede CELPA, distribuidora de energia no Pará. Nela, os manifestantes dizem “não concordar que uma região na qual se cogita levar energia para o resto do país, deixe nossas comunidades no escuro”. Eles reivindicam que as obras já iniciadas nos municípios de Itaituba e Rurópolis sejam concluídas no prazo máximo de 60 dias; que a Celpa disponibilize o cronograma de execução das obras com as referidas comunidades e as plantas da obra a serem executadas em todos os municípios da Br 163/230; que a Celpa disponibilize a relação dos nomes das empresas com contratos assinados para execução de obras da 5ª tranche; que sejam priorizados os critérios sociais de atendimento ao maior número possível de famílias; que seja incluído na 5ª tranche a vicinal Norte Sul, vicinal do Degredo, comunidade Nova Canaã, Vila Raiol, Cocalino e demais comunidades que não estão contempladas na 5ª tranche; e por fim, que a Celpa articule junto a Eletrobrás um contrato especial para efetivação de 100% de energização das propriedades rurais contemplando agricultores familiares, ribeirinhos, indígenas, garimpeiros nos seis municípios do território da Br 163/230 Rurópolis, Aveiro, Itaituba, Trairão, Novo Progresso e Jacareacanga.

Os militantes fizeram uma marcha até a sede da distribuidora Celpa no município de Itaituba, onde fizeram uma ocupação a fim de que a empresa apresentasse um documento atualizado das obras do Programa a serem realizadas na região. Ficou acertado que até às 14 horas de hoje (21), a Celpa entregaria este documento. Já a demanda de reunião com o representante geral do Programa Luz para Todos do estado, será no próximo dia 27 de maio. Os manifestantes prometem continuar mobilizados nos municípios de Aveiro, Trairão, Itaituba e Rurópolis até que as reivindicações sejam atendidas.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 20/05/2014

CNBB apoia luta dos atingidos