Atingidos ocupam canteiro de obras da hidrelétrica Baixo Iguaçu
Mais de 300 atingidos ocupam a Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu para cobrar direitos da empresa responsável pelo empreendimento Desde o início da tarde desta quinta-feira (08), mais de 300 atingidos […]
Publicado 08/05/2014
Mais de 300 atingidos ocupam a Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu para cobrar direitos da empresa responsável pelo empreendimento
Desde o início da tarde desta quinta-feira (08), mais de 300 atingidos ocupam o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, localizado no município de Capanema (PR), para cobrar avanços em suas pautas.
A mobilização é simultânea à reunião entre representantes dos atingidos e do Consórcio Geração Céu Azul/Neoenergia, que ocorre também nesta tarde na cidade de Cascavel (PR).
Com a obra avançando, os atingidos ainda não conquistaram garantias de direitos e foram vítimas de diversas violações por parte da empresa.
Os principais pontos reivindicados na negociação com a empresa são referentes à destinação de áreas para reassentamento, à apresentação de um novo caderno de preços para indenização e ao projeto socioeconômico para a área urbana atingida em Marmeleiro.
O atual caderno de preços prevê valores que variam entre R$ 19 mil e R$ 132 mil por alqueire, mas critérios como a depreciação por qualidade/tipo de uso do solo, acesso a centros administrativos e outros, reduziriam significativamente os valores quando aplicados e não permitiriam a aquisição de terras em condições iguais às atuais.