Trabalhadores de Belo Monte apoiam luta dos atingidos

Os trabalhadores de hidrelétrica de Belo Monte manifestaram seu apoio à luta dos atingidos pela barragem na manhã de ontem (13 de março). Eles se somaram ao bloqueio da rodovia […]

Os trabalhadores de hidrelétrica de Belo Monte manifestaram seu apoio à luta dos atingidos pela barragem na manhã de ontem (13 de março). Eles se somaram ao bloqueio da rodovia feito pelos atingidos, em uma ação da Jornada de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

O bloqueio ocorreu para impedir que os ônibus levassem os trabalhadores da cidade de Altamira para os canteiros, paralisando assim parte das obras. De acordo com a Norte Energia, dona da barragem, 44% dos trabalhadores não foram ao canteiro. Os manifestantes, organizados no MAB, cobravam uma série de medidas relativas ao reassentamento, direito à terra, moradia, trabalho, educação, entre outros direitos violados coma construção da barragem.

Durante o bloqueio, os trabalhadores que estavam nos ônibus desceram e se somaram à mobilização. Uma minoria passou pelo bloqueio a pé para ir para os canteiros e foi vaiada pelos que ficaram.

Na atividade, os trabalhadores também entregaram uma carta-denúncia das condições de trabalho em Belo Monte. Na carta, eles acusam o Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM) e o sindicato (Sintrapav) de fazerem acordos a portas fechadas que prejudicaram os trabalhadores. Entre os problemas citaram o corte ilegal das horas entinas (pagamento relativo ao tempo gasto na viagem diária entre alojamento e canteiros), a ocultação por parte da empresa de morte de operários dentro dos canteiros, o excesso de trabalho e até mesmo o corte da cesta de natal.

“Nós agradecemos o apoio dos trabalhadores, os consideramos companheiros de luta e somos solidários também à sua causa, pois sofrem dentro dos canteiros de Belo Monte”, afirmou Iury Paulino, da coordenação do MAB, durante a atividade.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro