MAB e Fórum Teles Pires apresentam curta-metragem em festival

do Forestcom O documentário “UHE Sinop x Assentamento 12 de outubro”, segundo vídeo da Forest Comunicação selecionado para o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá –Cinemato, foi exibido na […]

do Forestcom

O documentário “UHE Sinop x Assentamento 12 de outubro”, segundo vídeo da Forest Comunicação selecionado para o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá –Cinemato, foi exibido na última quarta-feira (25).

No Anfiteatro do Espaço CDL estavam presentes diversos atores do cenário socioambiental mato-grossense para prestigiar o curta produzido em 2013.  Jefferson Nascimento, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) apresentou o vídeo em nome do diretor Thiago Foresti.

Ele falou que o documentário foi importante para a inclusão do Assentamento no Plano Básico Ambiental – PBA, que define as ações e programas que as empresas devem tomar quando operam um empreendimento que causa impacto ambiental negativo. Nascimento reconheceu o trabalho voluntário da Forest. “O vídeo é um exemplo de como o audiovisual pode contribuir para uma causa social”, disse ele.

Nascimento veio à Cuiabá especialmente para a apresentação do documentário. Em sua fala ele ressaltou que a situação do Assentamento 12 de outubro é um bom exemplo do processo de licenciamento das hidrelétricas. “Situações como essa acontecem diariamente em diversas partes do Brasil onde milhares de famílias se veem desalojadas para dar lugar a empreendimentos de infra-estrutura”.

No momento, o Ministério Público Federal está contestando o PBA. A exibição do vídeo no Cinemato foi importante para que a situação do assentamento e do processo de licenciamento de hidrelétricas seja conhecida por um público maior do que apenas as redes socioambientais.

Confira o vídeo:

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro