RS: MAB discute pauta com o governo estadual

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Igreja de Confissão Luterana no Brasil e Diocese de Santo Ângelo foram recebidos na última segunda feira (13), pelo governador do estado do […]

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Igreja de Confissão Luterana no Brasil e Diocese de Santo Ângelo foram recebidos na última segunda feira (13), pelo governador do estado do Rio Grande Tarso Genro no Palácio Piratini. O objetivo da reunião foi discutir a criação de um plano que possibilite garantir o desenvolvimento regional e também social sem a construção das barragens de Garabi-Panambi projetadas para o trecho internacional do Rio Uruguai. O MAB apresentou também a necessidade de um plano para desenvolver e amenizar os impactos causados em nas regiões que já foram atingidas por outras barragens no estado.

Para o governador Tarso Genro, o Estado precisa e vai avaliar o desenvolvimento regional pós-obra e os impactos dela na vida das comunidades. “Montaremos um plano de trabalho com algumas condicionalidades a respeito da obra. Nosso governo tem sensibilidade com relação aos impactos para as cidades e para as pessoas e nos interessa, sim, ter energia elétrica de qualidade, mas também nos preocupa e vamos nos empenhar na avaliação daquilo que pode intervir negativamente na vida das pessoas”. 

Tarso Genro afirmou que o tema também será discutido em instância nacional e garantiu o envolvimento dos movimentos sociais no acompanhamento da discussão. “Temos a chance de engajar ainda mais o Governo Federal no tema do desenvolvimento das regiões e este é um momento muito oportuno. Criaremos um projeto, faremos um decreto que estruture um programa de trabalho e evidencie as condicionalidades. Os movimentos sociais (MAB e MST) e as igrejas serão nossas parceiras nesta elaboração. Em 30 dias, já devemos ter algo bem desenhado neste sentido”.

De acordo com a militante do MAB Neudicléia de Oliveira, todos os projetos já executados na Bacia do Rio Uruguai geraram conflitos, pelas incertezas de desenvolvimento dos municípios e das pessoas que viviam em torno das obras. “Sugerimos a criação de um plano de desenvolvimento regional, que leve em considerações os impactos das obras e das mudanças que acarretarão no cotidiano das pessoas. Por isso, viemos propor ao Governo do Estado uma parceria neste sentido, pois, pelo que se sabe, historicamente, a construção de uma hidrelétrica gera riquezas no momento em que ela está sendo feita, e, após, pouco se agrega na vida e na renda das pessoas”, afirmou.

Neudicléia enfatiza ainda o desenvolvimento da região Noroeste e Missões do estado sem a construção das obras. “Estamos propondo o desenvolvimento da região sem a construção das barragens, o dinheiro que será investido na construção das obras poderia ser utilizado em projetos que beneficiem a população local”, conclui a militante.

 

 

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro