MAB realiza ato politico em comemoração aos PAIS em SP
Na última sexta feira (13), o Movimento dos Atingidos por Barragens realizou um ato político e festivo em comemoração a implementação das hortas do PAIS (Programa Agroecológico, Integrado e Sustentável) […]
Publicado 16/12/2013
Na última sexta feira (13), o Movimento dos Atingidos por Barragens realizou um ato político e festivo em comemoração a implementação das hortas do PAIS (Programa Agroecológico, Integrado e Sustentável) na comunidade de Itapitangui, no município de Cananéia, na região do Vale do Ribeira, em São Paulo.
Esteve presente cerca de 90 pessoas, entre atingidos e ameaçados por barragens, além de outras entidades da região. O ato foi composto por falas de lideranças e organizações, visita coletiva a uma horta PAIS, almoço coletivo e apresentações musicais do grupo Fandango, composto por caiçaras da região e do jovem Aluisio do teclado.
Durante as falas, os representantes da prefeitura de Cananéia, Edson Sassamoto (diretor da agricultura) e Fernando Faria (Engenheiro Agrônomo do Departamento da Agricultura) anunciaram o compromisso da prefeitura, para o ano de 2014, de garantir espaço para as famílias venderem seus produtos na feira livre do município, bem como estimular a venda através do PAA e do PENAE. Também anunciaram que, para a comercialização dos produtos produzidos pelos PAIS, irão garantir o transporte.
Roberto e Sueli, coordenadores do grupo de Base da comunidade de Barra das Arreias, município de Iguape, ressaltam a importância da organização do movimento na região. Através do MAB é que conquistamos os PAIS e já estamos produzindo e vendendo os produtos na feira. Estamos muito felizes pela conquista dos PAIS. O MAB é muito importante, é uma organização séria, que articula a luta, a organização e a formação das famílias atingidas por barragens. O PAIS é muito importante, proporciona a produção de alimentos sem veneno de forma integrada, observaram.
Jacira e Elvira, coordenadoras dos grupos de base do MAB em Eldorado, destacam a importância da organização para fazer frente aos projetos hidrelétricos previstos para a região. O trabalho do MAB na região é muito importante para impedir a construção das barragens e pela articulação da luta pelos direitos dos ameaçados e atingidos por barragens, além das melhorias no sistema de saúde, educação e por moradia digna. O movimento faz muitas lutas em vários lugares, afirmaram.
Para o coordenador do grupo de base em Santa Maria, Carlos França, o MAB somos todos nós, todos nós somos atingidos por barragens. Na região do Vale do Ribeira já tem várias barragens construída, o Valo Grande, que foi construído no Rio Ribeira de Iguape, cidade de Cananéia, prejudicou a todos nós. Os PAIS são conquista do nosso trabalho e de nossa luta em conjunto, ressaltou.
Juventude em organização
Após o ato festivo em comemoração aos PAIS, a Juventude Atingida por Barragem participou de um processo de formação política, nos dias 14 e 15 de dezembro, em Registro.
Este é o segundo encontro da juventude de São Paulo, que tem por objetivo fortalecer a participação dos jovens na organização e luta do movimento.
Durante o encontro, uma das atividades realizadas foi o lançamento do Plebiscito Popular: Por uma constituinte exclusiva, soberana do Sistema Politica.